Obra de Ne­to apre­sen­ta­da em ex­po­si­ção

Jornal de Angola - - CULTURA - ARÃO MAR­TINS

Uma ex­po­si­ção de ar­tes plás­ti­cas so­bre a vi­da e obra do pri­mei­ro Pre­si­den­te de An­go­la, Agos­ti­nho Ne­to, é inau­gu­ra­da no pró­xi­mo dia 15 e fi­ca pa­ten­te até 15 de Ou­tu­bro, na ga­le­ria do Xya­mi Shop­ping, na cidade do Lubango, pro­vín­cia da Huí­la, nu­ma par­ce­ria en­tre o ar­tis­ta plás­ti­co Ag­nal­do Faria e a di­rec­ção pro­vin­ci­al da Cul­tu­ra.

In­ti­tu­la­da “Psi­co-Ar­te­o­lo­gia e a cri­se na vi­são do He­rói”, a ex­po­si­ção, que reú­ne um con­jun­to de 15 obras, en­qua­dra-se nas fes­ti­vi­da­des do Dia do He­rói Na­ci­o­nal, que se co­me­mo­ra a 17 de Se­tem­bro.

O men­tor da ini­ci­a­ti­va, Ag­nal­do Faria, re­co­nhe­ceu que as ar­tes plás­ti­cas de­sem­pe­nham um pa­pel im­por­tan­te na divulgação da vi­da e obra do pri­mei­ro Pre­si­den­te de An­go­la, ten­do su­bli­nha­do que os ar­tis­tas plás­ti­cos têm es­ta­do a in­flu­en­ci­ar os jovens a co­nhe­ce­rem as fi­gu­ras que con­tri­buí­ram pa­ra a In­de­pen­dên­cia Na­ci­o­nal.

“Os ar­tis­tas plás­ti­cos sen­tem-se na obri­ga­ção de di­vul­gar os fei­tos de Agos­ti­nho Ne­to. Os fei­tos pro­du­zi­ram o nos­so bem-es­tar, tan­to psi­co­ló­gi­co, emo­ci­o­nal, a paz e se­gu­ran­ça nos di­as de ho­je. Daí, o com­pro­mis­so de avi­var a tra­jec­tó­ria do pri­mei­ro Pre­si­den­te”.

O ar­tis­ta dis­se, por ou­tro la­do, ser im­por­tan­te a cri­a­ção de uma ins­ti­tui­ção do ensino su­pe­ri­or de Ar­tes na re­gião do Sul. O Ins­ti­tu­to Su­pe­ri­or Politécnico da Huí­la já mi­nis­tra a ca­dei­ra de de­se­nho.

Re­fe­riu que a so­ci­e­da­de ac­tu­al já tem uma per­cep­ção di­fe­ren­te do pa­pel fun­da­men­tal que os ar­tis­tas plás­ti­cos de­sem­pe­nham na divulgação e pre­ser­va­ção da cul­tu­ra dos po­vos. O Ins­ti­tu­to Su­pe­ri­or In­de­pen­den­te tem uma ca­dei­ra de téc­ni­cas de ex­pres­são, com en­fo­que na pin­tu­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.