Con­fli­to de in­te­res­ses po­de ser com­pli­ca­ção

Jornal de Angola - - DESPORTO -

A Li­berty Me­dia vai tor­nar-se na ac­ci­o­nis­ta prin­ci­pal do For­mu­la One Group quan­do, em me­a­dos do pró­xi­mo ano, a ope­ra­ção fi­nan­cei­ra que ago­ra ar­ran­cou es­ti­ver con­cluí­da. Nes­ta al­tu­ra, a em­pre­sa de John Ma­lo­ne tor­nar-se-á no mai­or ac­ci­o­nis­ta com 35.5 por cen­to das ac­ções, com a CVC Ca­pi­tal Part­ners a man­ter 24.7 por cen­to das ac­ções, de­pois de ven­der 13.4 por cen­to dos seus ‘in­te­res­ses’ na em­pre­sa.

No con­jun­to, o con­sór­cio li­de­ra­do pe­la CVC de­tém cer­ca de 65 por cen­to do For­mu­la One Group, e vai con­ti­nu­ar a ter re­pre­sen­ta­ção na ad­mi­nis­tra­ção da Fór­mu­la 1, de mo­do a em­pres­tar o seu co­nhe­ci­men­to dos dez anos que es­tá à fren­te da em­pre­sa.

Uma com­ple­xi­da­de enor­me de detalhes que en­vol­ve es­te ne­gó­cio se ob­ser­va, mas há du­as si­tu­a­ções que po­dem co­lo­car enor­mes grãos de areia na en­gre­na­gem. O pri­mei­ro é a apro­va­ção do ne­gó­cio por par­te da FIA. A Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal di­vul­gou em co­mu­ni­ca­do uma in­for­ma­ção que dá as “bo­as vin­das ao in­ves­ti­men­to de lon­go pra­zo” mas re­ve­la lo­go a se­guir que precisa de “mais in­for­ma­ção” re­la­ti­va­men­te às pos­sí­veis con­sequên­ci­as do ne­gó­cio.

O ou­tro é a Co­mis­são Eu­ro­peia, que tem de apro­var a tran­sac­ção e nes­te ca­so po­de ha­ver aqui con­fli­to de in­te­res­ses, já que a FIA tem um por cen­to de ac­ções da Del­ta Top­co, con­sór­cio de ac­ci­o­nis­tas que de­tém os di­rei­tos co­mer­ci­ais da F1, e é aqui que es­tá o con­fli­to de in­te­res­ses, pois a FIA tem que apro­var um ne­gó­cio em que é par­te in­te­res­sa­da, pois o seu in­ves­ti­men­to es­tá pres­tes a ser mui­to va­lo­ri­za­do.

Pa­ra dei­xar de ha­ver o con­fli­to, a FIA te­ria que se des­fa­zer de um ac­ti­vo que va­le 100 mi­lhões de dó­la­res. Por­tan­to, es­te é só mais um dos inú­me­ros detalhes que ain­da es­tão por se sa­ber co­mo vão ser re­sol­vi­dos.

AFP

No­vos ac­ci­o­nis­tas entram pa­ra o ne­gó­cio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.