Co­mi­té de éti­ca in­di­cia Blat­ter e co­la­bo­ra­do­res

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O ba­ni­do ex-pre­si­den­te da FIFA, Jo­seph Blat­ter, e dois dos seus co­la­bo­ra­do­res fo­ram sex­ta-fei­ra in­di­ci­a­dos de no­vas sus­pei­tas cri­mi­nais, no­me­a­da­men­te so­bre bó­nus ilí­ci­tos na or­dem dos 71 mi­lhões de eu­ros.

O Co­mi­té de Éti­ca da FIFA de­fen­de que Blat­ter, o seu bra­ço di­rei­to Je­ro­me Valc­ke e o pos­te­ri­or subs­ti­tu­to Mar­kus Katt­ner re­ce­be­ram uma ver­ba de oi­to dí­gi­tos em sa­lá­ri­os e bó­nus num “es­for­ço co­or­de­na­do pa­ra en­ri­que­ce­rem” en­tre 2011 e 2015. A FIFA re­ve­la que trans­mi­tiu as su­as des­co­ber­tas à po­lí­cia suí­ça.

Em co­mu­ni­ca­do, o Co­mi­té de Éti­ca anun­cia que abriu um pro­ces­so for­mal con­tra os três an­ti­gos di­ri­gen­tes sus­pei­tos de con­fli­to de in­te­res­ses e cor­rup­ção. Blat­ter es­tá a cum­prir um cas­ti­go de seis anos de sus­pen­são por vi­o­la­ções éti­cas de um pa­ga­men­to de dois mi­lhões de dó­la­res (cer­ca de 1,8 mi­lhões de eu­ros) ao an­ti­go pre­si­den­te da UEFA, o fran­cês Mi­chel Pla­ti­ni, igual­men­te pu­ni­do. Valc­ke foi cas­ti­ga­do em 12 anos, en­tre­tan­to re­du­zi­dos pa­ra dez após ape­lo, por má con­du­ta so­bre di­rei­tos de te­le­vi­são e ain­da so­bre um es­cân­da­lo de ven­da de bi­lhe­tes no Mun­di­al'2014, dis­pu­ta­do no Bra­sil. Katt­ner, que subs­ti­tuiu tem­po­ra­ri­a­men­te Valc­ke co­mo bra­ço di­rei­to de Blat­ter, foi de­mi­ti­do em Maio após des­vio de mi­lhões de dó­la­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.