Ba­rack Oba­ma pe­de uni­da­de aos ame­ri­ca­nos

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O Pre­si­den­te Ba­rack Oba­ma fez on­tem um ape­lo aos ame­ri­ca­nos pa­ra que per­ma­ne­çam uni­dos an­te a ame­a­ça ter­ro­ris­ta, na vés­pe­ra do ani­ver­sá­rio dos aten­ta­dos de 11 de Se­tem­bro de 2001 e nu­ma crí­ti­ca ve­la­da ao can­di­da­to re­pu­bli­ca­no Do­nald Trump.

“Di­an­te do ter­ro­ris­mo, co­mo nós res­pon­de­mos im­por­ta”, afir­mou Oba­ma na sua men­sa­gem se­ma­nal de rá­dio, di­vul­ga­da na vés­pe­ra do ani­ver­sá­rio de 15 anos dos aten­ta­dos que dei­xa­ram qua­se 3.000 mor­tos nos Es­ta­dos Uni­dos, que acon­te­ce ho­je.

“Não po­de­mos de­sis­tir di­an­te da­que­les que que­rem di­vi­dir-nos. Não po­de­mos re­a­gir de ma­nei­ra que pro­vo­ca­ri­am a ero­são do te­ci­do da nos­sa so­ci­e­da­de”, dis­se Oba­ma, pa­ra acres­cen­tar: “Por­que é a nos­sa di­ver­si­da­de, co­mo re­ce­be­mos to­dos os ta­len­tos, a for­ma co­mo tra­ta­mos to­dos de ma­nei­ra jus­ta sem im­por­tar a sua ra­ça, gé­ne­ro, et­nia ou re­li­gião, is­to é par­te do que faz o nos­so país gran­de. É o que nos dei­xa re­si­li­en­tes. E se per­ma­ne­cer­mos le­ais a es­tes va­lo­res, nós va­mos man­ter o le­ga­do da­que­les que nós per­de­mos e man­te­re­mos a nos­sa na­ção for­te e li­vre”, com­ple­tou. Oba­ma já de­nun­ci­ou em vá­ri­as oca­siões a re­tó­ri­ca bom­bás­ti­ca de Trump em re­la­ção aos mu­çul­ma­nos.

Após o ti­ro­teio de San Ber­nar­di­no, Ca­li­fór­nia, em De­zem­bro do ano pas­sa­do, por exem­plo, Trump de­fen­deu a proi­bi­ção tem­po­rá­ria da en­tra­da de mu­çul­ma­nos nos Es­ta­dos Uni­dos. Oba­ma fez o dis­cur­so a dois me­ses das eleições pre­si­den­ci­ais, nas quais Trump, um mag­na­ta imo­bi­liá­rio, en­fren­ta a can­di­da­ta de­mo­cra­ta e ex-se­cre­tá­ria de Es­ta­do, Hil­lary Clin­ton.

Os aten­ta­dos exe­cu­ta­dos pe­la AlQa­e­da em 11 de Se­tem­bro de 2001, o pri­mei­ro ata­que es­tran­gei­ro no con­ti­nen­te nor­te-ame­ri­ca­no em qua­se 200 anos, rom­pe­ram a sen­sa­ção de se­gu­ran­ça e em­pur­ra­ram o Oci­den­te pa­ra guer­ras que per­sis­tem até ho­je. Qua­se três mil pes­so­as mor­re­ram na­que­le dia, quan­do a AlQa­e­da se­ques­trou qu­a­tro aviões de pas­sa­gei­ros e lan­çou dois de­les con­tra as Tor­res Gé­me­as do World Tra­de Cen­ter de No­va Ior­que e um con­tra o Pen­tá­go­no, em Washing­ton. A quar­ta ae­ro­na­ve caiu num cam­po da Pen­sil­vâ­nia.

AFP

Ba­rack Oba­ma fa­lou dos aten­ta­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.