Ge­or­ges Chi­ko­ti no Uru­guai pa­ra re­lan­çar a cooperação

Jornal de Angola - - PARTADA -

O mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Re­be­lo Chi­ko­ti, cum­pre des­de on­tem uma vi­si­ta ofi­ci­al de cooperação e ami­za­de de três di­as ao Uru­guai.

O che­fe da di­plo­ma­cia an­go­la­na foi re­ce­bi­do em Mon­te­vi­deu pe­lo em­bai­xa­dor do Uru­guai acre­di­ta­do em An­go­la, Al­va­ro Gon­za­lez Ote­ro (acre­di­ta­do no país des­de 2014) e man­tém ho­je um en­con­tro com o seu ho­mó­lo­go uru­guaio, Ro­dol­fo Nin No­voa, com quem pas­sa em re­vis­ta o es­ta­do das re­la­ções bi­la­te­rais e mul­ti­la­te­rais.

Du­ran­te a sua es­ta­da no Uru­guai, Ge­or­ges Chi­ko­ti vai fa­zer a ne­go­ci­a­ção de vá­ri­os ins­tru­men­tos ju­rí­di­cos, en­tre os quais o acor­do de fa­ci­li­ta­ção de vis­tos pa­ra ho­mens de ne­gó­ci­os e o acor­do de cooperação e as­sis­tên­cia ad­mi­nis­tra­ti­va mú­tua adu­a­nei­ra. De acor­do com fon­tes ofi­ci­ais pró­xi­mas à de­le­ga­ção an­go­la­na em Mon­ti­vi­deu, de­ve igual­men­te ser ana­li­sa­da a can­di­da­tu­ra do Uru­guai a mem­bro ob­ser­va­dor as­so­ci­a­do da Co­mu­ni­da­de de Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa, apre­sen­ta­da em De­zem­bro do ano pas­sa­do, bem co­mo as­sun­tos mul­ti­la­te­rais, co­mo os que têm a ver com o Con­se­lho de Se­gu­ran­ça das Na­ções Uni­das e as mis­sões de paz da ONU e da União Afri­ca­na.

An­go­la e Uru­guai as­si­na­ram, em 2009, um acor­do ge­ral de cooperação eco­nó­mi­ca, ci­en­tí­fi­ca e téc­ni­ca e cul­tu­ral nos do­mí­ni­os da agri­cul­tu­ra, ve­te­ri­ná­ria e in­ves­ti­ga­ção agrá­ria. An­tes dis­so, em Ju­nho de 2002, foi as­si­na­do, em Mon­te­vi­deu, um acor­do de cooperação en­tre os Mi­nis­té­ri­os da Agri­cul­tu­ra de An­go­la e o da Agri­cul­tu­ra e Pes­cas do Uru­guai, as­sim co­mo um acor­do de cooperação en­tre o Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de In­ves­ti­ga­ção Agro-pe­cuá­ria do Uru­guai e o Ins­ti­tu­to de In­ves­ti­ga­ção Agro­nó­mi­ca e Ve­te­ri­ná­ria de An­go­la.

No qua­dro em­pre­sa­ri­al, An­go­la quer man­ter tro­cas de ex­pe­ri­ên­cia na pro­du­ção de car­ne e lei­te e na área da in­ves­ti­ga­ção. O país de­se­ja do Uru­guai a pro­du­ção de me­di­ca­men­tos, va­ci­nas, se­men­tes, for­ma­ção de qua­dros (mes­tra­dos e dou­to­ra­men­tos) e o for­ne­ci­men­to de equi­pa­men­tos agrí­co­las.

Uma de­le­ga­ção de em­pre­sá­ri­os an­go­la­nos es­tá em Mon­te­vi­deu e vai tra­ba­lhar com ho­mó­lo­gos uru­guai­os pa­ra di­na­mi­zar a cooperação en­tre os dois paí­ses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.