So­ci­al-cris­tão de­fen­de li­mi­tes pa­ra imi­gran­tes

Jornal de Angola - - MUNDO -

O lí­der da União So­ci­al-Cris­tã (CSU), um crí­ti­co da po­lí­ti­ca a fa­vor dos re­fu­gi­a­dos de An­ge­la Mer­kel, dis­se on­tem que o seu par­ti­do e o da pri­mei­ra-mi­nis­tra vão ser der­ro­ta­dos nas elei­ções le­gis­la­ti­vas, ca­so se man­te­nham em de­sa­cor­do no as­sun­to da imi­gra­ção.

Horst Se­eho­fer, que tam­bém é pri­mei­ro-mi­nis­tro do Es­ta­do da Ba­vi­e­ra, es­pe­ra que An­ge­la Mer­kel e a CDU che­guem a um acor­do pa­ra im­por um li­mi­te de 200 mil re­fu­gi­a­dos por ano, de­pois que um mi­lhão de imi­gran­tes te­rem en­tra­do no país em 2015.

“Se di­mi­nuir­mos a di­fe­ren­ça nas nos­sas po­si­ções, te­mos bo­as hi­pó­te­ses nas pró­xi­mas elei­ções, mas se não, vai ser um gran­de en­car­go nas cos­tas tan­to pa­ra a CDU co­mo pa­ra a CSU”, dis­se Horst Se­eho­fer a jor­na­lis­tas após um en­con­tro en­tre lí­de­res da CSU que, de for­ma unâ­ni­me, apoi­am a pro­pos­ta de li­mi­tar o nú­me­ro de re­fu­gi­a­dos.

An­ge­la Mer­kel tem-se re­cu­sa­do a im­por o con­tro­lo de en­tra­da de imi­gran­tes pro­pos­to pe­la CSU, mes­mo com as ta­xas de apro­va­ção a cair 22 pon­tos, pa­ra 45 por cen­to, no úl­ti­mo ano, e o blo­co CSU/CDU a per­der oi­to pon­tos, pa­ra 33 por cen­to, de acor­do com a son­da­gem con­du­zi­da pe­la es­ta­ção ARD TV e di­vul­ga­da na se­ma­na pas­sa­da.

O par­ti­do de Mer­kel foi der­ro­ta­do nas elei­ções re­gi­o­nais e ago­ra é a ter­cei­ra for­ça po­lí­ti­ca atrás da ex­tre­ma-di­rei­ta. A chan­ce­ler ale­mã ad­mi­tiu que o seu par­ti­do vai ter que fa­zer um es­for­ço mai­or pa­ra ven­cer as elei­ções le­gis­la­ti­vas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.