Re­de de água po­tá­vel me­lho­ra na Huí­la

AC­ÇÕES DE IM­PAC­TO SO­CI­AL Mu­ni­cí­pio do Cu­van­go con­ta com mi­lha­res de li­ga­ções do­mi­ci­liá­ri­as

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - ARÃO MAR­TINS |

O aces­so à água po­tá­vel fi­cou mais fa­ci­li­ta­do pa­ra cer­ca de qua­tro mil pes­so­as que re­si­dem nos bair­ros Mas­sam­ba, Ma­co­co e Zo­nas 2 e 3 do mu­ni­cí­pio do Cu­van­go, na pro­vín­cia da Huí­la, com a en­tra­da em fun­ci­o­na­men­to do novo sis­te­ma de cap­ta­ção, tra­ta­men­to e dis­tri­bui­ção.

Inau­gu­ra­do pe­lo go­ver­na­dor pro­vin­ci­al, João Mar­ce­li­no Tyi­pin­ge, o sis­te­ma de cap­ta­ção e dis­tri­bui­ção faz par­te de um con­jun­to de in­fra-es­tru­tu­ras so­ci­ais, im­plan­ta­das com o ob­jec­ti­vo de di­mi­nuir de for­ma gra­du­al as do­en­ças cau­sa­das pe­lo con­su­mo de água im­pró­pria e me­lho­rar a hi­gi­e­ne pes­so­al.

O ad­mi­nis­tra­dor do Cu­van­go, Mi­guel Luís, ex­pli­cou ain­da que o sis­te­ma, cons­truí­do no âm­bi­to do pro­gra­ma “Água pa­ra To­dos”, ini­ci­a­do em 2007, tem ca­pa­ci­da­de de bom­be­ar cin­co mil me­tros cú­bi­cos por ho­ra e es­tá li­ga­do à re­de ge­ral da se­de mu­ni­ci­pal.

Mi­guel Luís sa­li­en­tou que o pro­gra­ma “Água pa­ra To­dos” tem con­tri­buí­do em gran­de es­ca­la pa­ra que mais pes­so­as con­si­gam ter aces­so fá­cil ao pro­du­to. A par­tir de ago­ra, mi­lha­res de ha­bi­tan­tes de bair­ros das co­mu­nas de Vi­cun­go e Ga­lan­gue já con­so­mem água po­tá­vel.

Com o pro­gra­ma, es­cla­re­ceu, foi pos­sí­vel re­pa­rar e mo­der­ni­zar o sis­te­ma de cap­ta­ção da re­de de dis­tri­bui­ção de água po­tá­vel da se­de do mu­ni­cí­pio do Cu­van­go, si­tu­a­da a 320 qui­ló­me­tros a Les­te da ci­da­de do Lu­ban­go. O ad­mi­nis­tra­dor dis­se que mais de dez mil pes­so­as que vi­vem na se­de mu­ni­ci­pal do Cu­van­go con­su­mem água po­tá­vel, des­de a im­plan­ta­ção do pro­gra­ma.

A re­pa­ra­ção e mo­der­ni­za­ção do sis­te­ma de cap­ta­ção e dis­tri­bui­ção de água per­mi­tiu que fos­sem fei­tas mi­lha­res de li­ga­ções do­mi­ci­li­a­res. Mi­guel Luís es­cla­re­ceu que fo­ram fei­tas es­ca­va­ções de mui­tos qui­ló­me­tros, que per­mi­ti­ram a co­lo­ca­ção de uma no­va con­du­ta, tor­nan­do o for­ne­ci­men­to de água po­tá­vel mais efi­caz e abran­gen­te.

O pro­gra­ma con­tem­plou igual­men­te a cons­tru­ção de fon­ta­ná­ri­os, equi­pa­dos com bom­bas ma­nu­ais e la­van­da­ri­as. O ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal re­fe­riu que as co­mu­nas de Ga­lan­gue e Vi­cun­go be­ne­fi­ci­a­ram da cons­tru­ção de cha­fa­ri­zes com água po­tá­vel, que be­ne­fi­ci­am igual­men­te as po­pu­la­ções lo­cais. O ad­mi­nis­tra­dor Mi­guel Luís con­si­de­rou que os be­ne­fí­ci­os do pro­gra­ma “Água pa­ra To­dos” no mu­ni­cí­pio do Cu­van­go são po­si­ti­vos, uma vez que atin­giu as al­dei­as mais recôn­di­tas.

ARÃO MAR­TINS | CU­VAN­GO

O novo sis­te­ma de cap­ta­ção e dis­tri­bui­ção de água po­tá­vel do Cu­van­go foi inau­gu­ra­do pe­lo go­ver­na­dor João Mar­ce­li­no Tyi­pin­ge

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.