Par­cei­ros uni­dos con­tra a do­en­ça

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A re­pre­sen­tan­te re­si­den­te do Fun­do das Na­ções Uni­das pa­ra a Po­pu­la­ção (FNUAP), Flor­be­la Fer­nan­des, e o di­rec­tor do Pro­gra­ma das Na­ções Uni­das pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to (PNUD), Hen­rik Lar­sen, se­la­ram uma par­ce­ria pa­ra de­sen­vol­ver cam­pa­nhas de es­cla­re­ci­men­to e pre­ven­ção so­bre o VIH-Si­da di­ri­gi­das a ra­pa­ri­gas e jo­vens mu­lhe­res atra­vés do Pro­gra­ma Glo­bal de Pre­ven­ção, com a as­si­na­tu­ra de um acor­do.

O acor­do de 897.944 dó­la­res, fi­nan­ci­a­do pe­lo Fun­do Glo­bal, des­ti­na-se a apoi­ar a pre­ven­ção do VIHSi­da em An­go­la e tem co­mo prin­ci­pal al­vo ra­pa­ri­gas fo­ra do sis­te­ma de en­si­no, além de jo­vens mu­lhe­res.

A ini­ci­a­ti­va tem co­mo me­ta até 2018 abran­ger trin­ta mil jo­vens dos 10 aos 24 anos de ida­de, que se en­con­tram fo­ra do sis­te­ma de en­si­no em Lu­an­da, Ben­gue­la, Huí­la e Cu­ne­ne, com in­for­ma­ções e acon­se­lha­men­to pa­ra a pre­ven­ção VIH-Si­da.

Flor­be­la Fer­nan­des con­si­de­ra que, com es­ta par­ce­ria, ado­les­cen­tes e mu­lhe­res jo­vens vão ad­qui­rir co­nhe­ci­men­tos pa­ra se pro­te­ge­rem do VIH e gra­vi­de­zes não de­se­ja­das.

Na ce­ri­mó­nia de as­si­na­tu­ra, o di­rec­tor do PNUD des­ta­cou a im­por­tân­cia do acor­do na luta con­tra o VIH-Si­da em An­go­la. “Es­ta­mos mui­to fe­li­zes por ter­mos che­ga­do a es­te acor­do com um par­cei­ro co­mo o FNUAP. Is­so mos­tra que es­ta­mos a tra­ba­lhar de for­ma in­te­gra­da e nes­te ca­so o apoio do FNUAP é di­rec­ci­o­na­do pa­ra al­can­çar um gran­de gru­po de ado­les­cen­tes”, afir­mou.

Es­te é o pri­mei­ro acor­do do gé­ne­ro as­si­na­do pe­las du­as agên­ci­as das Na­ções Uni­das e vai co­brir um pe­río­do de dois anos (2016-2018).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.