Agên­cia na­ci­o­nal lan­çou ser­vi­ço de apoio ao uten­te

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A Agên­cia Na­ci­o­nal de Resíduos lan­çou em Lu­an­da uma li­nha te­le­fó­ni­ca de apoio aos uten­tes, a fim de ser­vir de meio pa­ra a par­ti­ci­pa­ção da po­pu­la­ção em as­sun­tos li­ga­dos ao li­xo.

Se­gun­do uma no­ta de im­pren­sa, a li­nha de apoio cons­ti­tui um ins­tru­men­to de co­mu­ni­ca­ção que po­de ser usa­do pa­ra de­nún­ci­as, in­for­ma­ção, crí­ti­cas, su­ges­tões e ques­tões re­la­ci­o­na­das com os resíduos. A Agên­cia Na­ci­o­nal de Resíduos, cri­a­da ao abri­go do De­cre­to Pre­si­den­ci­al n.º 18 de 28 de Ju­lho de 2014, co­me­çou a fun­ci­o­nar em Ou­tu­bro da­que­le ano pa­ra re­gu­la­men­tar a ac­ti­vi­da­de de con­ces­são de ser­vi­ço pú­bli­co na área do li­xo, exe­cu­tar a po­lí­ti­ca de ges­tão de de­tri­tos, pre­ven­ção da pro­du­ção, reu­ti­li­za­ção, re­ci­cla­gem, va­lo­ri­za­ção e eli­mi­na­ção de resíduos, com cri­té­ri­os de protecção am­bi­en­tal, vi­a­bi­li­da­de eco­nó­mi­ca, qua­li­da­de e efi­ci­ên­cia.

A agên­cia tem ain­da a com­pe­tên­cia de pro­por me­di­das le­gis­la­ti­vas, téc­ni­cas e eco­nó­mi­co-fi­nan­cei­ras em ma­té­ria de po­lí­ti­ca de ges­tão de resíduos, con­tri­buir pa­ra o cum­pri­men­to de leis, re­gu­la­men­tos e ou­tras nor­mas.

Os esí­du­os são as par­tes que so­bram de pro­ces­sos de­ri­va­dos das ac­ti­vi­da­des hu­ma­nas e ani­mal e de pro­ces­sos pro­du­ti­vos co­mo a ma­té­ria or­gâ­ni­ca, o li­xo do­més­ti­co, os eflu­en­tes in­dus­tri­ais e os ga­ses li­ber­ta­dos em pro­ces­sos in­dus­tri­ais ou por mo­to­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.