O Gol­fo Pér­si­co

Jornal de Angola - - LAZER -

O Gol­fo Pér­si­co lo­ca­li­za-se no Mé­dio Ori­en­te, co­mo um bra­ço do mar da Ará­bia, en­tre a pe­nín­su­la da Ará­bia e o Irão. Tra­ta-se de um mar in­te­ri­or com cer­ca de 233.000 qui­ló­me­tros qua­dra­dos, li­ga­do ao mar da Ará­bia a les­te pe­lo es­trei­to de Or­muz e pe­lo gol­fo de Omã, e com o seu li­mi­te a oes­te mar­ca­do pe­lo del­ta do Shatt al-Arab, cha­ma­do Ar­vand-Ro­od pe­los ira­ni­a­nos, que car­re­ga as águas dos ri­osTi­gre e Eu­fra­tes.

Os paí­ses com li­to­ral ba­nha­do pe­lo gol­fo Pér­si­co são, em or­dem ho­rá­ria: Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos, Ará­bia Sau­di­ta, Qa­tar (que ocu­pa uma pe­nín­su­la avan­ça­da so­bre o gol­fo), Bah­rein (uma ilha no gol­fo), Kuweit, Ira­que e Irão. To­dos es­tes paí­ses, com ex­cep­ção dos dois úl­ti­mos (Ira­que e Irão), for­mam uma união eco­nó­mi­ca de­no­mi­na­da Con­se­lho de Cooperação do Gol­fo. O no­me “Gol­fo Pér­si­co” foi em­pres­ta­do de nu­me­ro­sas lín­guas an­ti­gas (in­clu­si­ve o gre­go), sen­do uti­li­za­do am­pla­men­te des­de a An­ti­gui­da­de, em ra­zão de ali ter exis­ti­do a na­ção-Es­ta­do da Pér­sia (on­de ho­je é o Irão).

Em me­a­dos da dé­ca­da de 1960, com o sur­gi­men­to do na­ci­o­na­lis­mo ára­be, os paí­ses da re­gião pas­sa­ram a cha­mar o gol­fo de “gol­fo da Ará­bia”. O Irão, en­tão, en­vi­ou du­as pe­ti­ções às Na­ções Uni­das (em 1971 e 1984) exi­gin­do o re­co­nhe­ci­men­to ofi­ci­al da re­gião co­mo “Gol­fo Pér­si­co”.

A mai­o­ria dos paí­ses de­no­mi­na a re­gião “Gol­fo Pér­si­co”, mas al­guns paí­ses ára­bes usam o ter­mo “Gol­fo da Ará­bia” ou sim­ples­men­te “o Gol­fo”, ha­ven­do ain­da uma pro­pos­ta pa­ra o de­no­mi­nar “o Gol­fo en­tre o Irão e a pe­nín­su­la Ará­bi­ca”. O Irão tem fei­to cam­pa­nha pa­ra ga­ran­tir que o gol­fo lo­ca­li­za­do en­tre o país e a Pe­nín­su­la Ára­be se­ja co­nhe­ci­do co­mo Gol­fo Pér­si­co, e não co­mo Gol­fo Ára­be.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.