“Tuyu­la Lo­mun­ga” é des­ta­ca­do em Bo­na

Jornal de Angola - - PARTADA -

Um projecto de de­sen­vol­vi­men­to co­mu­ni­tá­rio em cur­so na lo­ca­li­da­de da Ha­nha do Nor­te, na ci­da­de do Lo­bi­to, pro­vín­cia de Ben­gue­la, foi des­ta­que na Aca­de­mia de Ve­rão das Na­ções Uni­das, em Bo­na, na Ale­ma­nha. De­no­mi­na­do Tuyu­la Lo­mun­ga, o projecto es­tá fo­ca­do na ge­ra­ção de em­pre­go, ren­di­men­to, de­sen­vol­vi­men­to so­ci­al, abran­ge 1.200 fa­mí­li­as e é re­co­nhe­ci­do co­mo um exem­plo de par­ce­ria no sec­tor pri­va­do. Tuyu­la Lo­mun­ga é res­pon­sá­vel por uma fá­bri­ca de sa­bão, du­as uni­da­des de pro­ces­sa­men­to de fu­ba e agri­cul­tu­ra fa­mi­li­ar e pro­por­ci­o­na a me­lho­ria de se­gu­ran­ça ali­men­tar, saú­de, al­fa­be­ti­za­ção, ci­da­da­nia e res­ga­te da cul­tu­ra.

Um projecto de de­sen­vol­vi­men­to co­mu­ni­tá­rio em cur­so na lo­ca­li­da­de da Ha­nha do Nor­te, na ci­da­de do Lo­bi­to, pro­vín­cia de Ben­gue­la, foi des­ta­que na Aca­de­mia de Ve­rão das Na­ções Uni­das, em Bo­na, na Ale­ma­nha. De­no­mi­na­do Tuyu­la Lo­mun­ga, o projecto es­tá fo­ca­do na ge­ra­ção de em­pre­go, ren­di­men­to, de­sen­vol­vi­men­to so­ci­al, abran­ge 1.200 fa­mí­li­as e é re­co­nhe­ci­do co­mo um exem­plo de par­ce­ria no sec­tor pri­va­do.

Tuyu­la Lo­mun­ga é res­pon­sá­vel por uma fá­bri­ca de sa­bão, du­as uni­da­des de pro­ces­sa­men­to de fu­ba e agri­cul­tu­ra fa­mi­li­ar e pro­por­ci­o­na a me­lho­ria de se­gu­ran­ça ali­men­tar, saú­de, al­fa­be­ti­za­ção, ci­da­da­nia e res­ga­te da cul­tu­ra.

Lan­ça­do em 2013 pe­la Ode­bre­cht, com apoio da Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal do Lo­bi­to, Tuyu­la Lo­mun­ga apro­vei­ta as vo­ca­ções re­gi­o­nais e tra­di­ci­o­nais das co­mu­ni­da­des pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel, atra­vés da mu­dan­ça po­si­ti­va na qua­li­da­de de vi­da e na am­pli­a­ção das opor­tu­ni­da­des de in­ser­ção pro­du­ti­va e for­ta­le­ci­men­to da go­ver­nan­ça lo­cal por via da au­to-sus­ten­ta­ção.

A ge­ren­te de sus­ten­ta­bi­li­da­de da Ode­bre­cht em Angola, Flá­via Ga­bri­e­la Oyo Fran­ça, re­pre­sen­tan­te no even­to, afir­mou que Tuyu­la Lo­mun­ga é exem­plo de projecto que cons­trói um ca­mi­nho pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to co­mu­ni­tá­rio prós­pe­ro, por se ins­pi­rar em po­lí­ti­cas pú­bli­cas e es­tar ori­en­ta­do por uma agen­da pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel e edi­fi­ca­do pe­la co­mu­ni­da­de pa­ra a co­mu­ni­da­de. “Ba­si­ca­men­te, o projecto trans­for­ma uma pro­pos­ta teó­ri­ca glo­bal em ac­ções prá­ti­cas es­tru­tu­ra­das vol­ta­das pa­ra o al­can­ce dos Ob­jec­ti­vos de De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel em es­ca­la lo­cal, uma vez que to­das as ac­ções es­tão for­te­men­te an­co­ra­das nes­tes ob­jec­ti­vos”, dis­se a re­pre­sen­tan­te da cons­tru­to­ra.

O stand mon­ta­do pa­ra mos­trar o projecto Tuyu­la Lo­mun­ga re­ce­beu inú­me­ras vi­si­tas de in­di­vi­du­a­li­da­des in­te­res­sa­das em sa­ber so­bre os as­pec­tos prá­ti­cos e de­sa­fi­os en­vol­vi­dos no es­ta­be­le­ci­men­to de par­ce­ri­as lo­cais pa­ra exe­cu­ção da agen­da glo­bal. Em 2015, o projecto ga­nhou o pré­mio Des­ta­que, da Ode­bre­cht, na ca­te­go­ria de re­la­ções com as co­mu­ni­da­des.

AA­ca­de­mia de Ve­rão das Na­ções Uni­das des­te ano te­ve co­mo te­ma a “For­ma­ção de um fu­tu­ro sus­ten­tá­vel” e con­tou com re­pre­sen­tan­tes de mais de 30 paí­ses. O projecto sur­giu na sequên­cia dos de­sa­fi­os lan­ça­dos em Se­tem­bro de 2015, quan­do os Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no de mais de 190 paí­ses con­cor­da­ram com os Ob­jec­ti­vos de De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel (ODS).

O acor­do con­tem­pla uma Agen­da pa­ra até 2030, um pla­no de ac­ção pa­ra as pes­so­as e en­vol­ve te­má­ti­cas di­ver­si­fi­ca­das co­mo se­gu­ran­ça ali­men­tar, agri­cul­tu­ra, saú­de, edu­ca­ção, igual­da­de de gé­ne­ro e cres­ci­men­to eco­nó­mi­co in­clu­si­vo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.