Ci­da­des acor­dam in­ter­câm­bio

Jornal de Angola - - POLÍTICA - KÁ­TIA RA­MOS e NILZA MASSANGO |

O go­ver­na­dor pro­vin­ci­al de Luanda, Hi­gi­no Car­nei­ro, re­ce­beu on­tem o seu ho­mó­lo­go da pro­vín­cia sul-afri­ca­na de Mpu­ma­lan­ga, Da­vid Ma­bu­za, que à saí­da do en­con­tro re­fe­riu que a vi­si­ta à ca­pi­tal angolana re­pre­sen­ta o pon­to de par­ti­da pa­ra o es­ta­be­le­ci­men­to de uma co­o­pe­ra­ção en­tre as du­as pro­vín­ci­as.

O mo­de­lo de co­o­pe­ra­ção já é uma re­a­li­da­de en­tre a pro­vín­cia sul-afri­ca­na de Mpu­ma­lan­ga e a do Cu­an­do Cu­ban­go. Na pró­xi­ma vi­si­ta, dis­se, a co­mi­ti­va sul-afri­ca­na vem acom­pa­nha­da de uma mis­são em­pre­sa­ri­al que pre­ten­de in­ves­tir e es­ta­be­le­cer par­ce­ria nos sec­to­res da edu­ca­ção, in­dús­tria e com gran­de re­al­ce pa­ra o sec­tor da agri­cul­tu­ra.

Da­vid Ma­bu­za re­fe­riu que o ob­jec­ti­vo é im­ple­men­tar a co­o­pe­ra­ção com Luanda num con­cei­to si­mi­lar ao que tem si­do usa­do no Cu­an­do Cu­ban­go.

Ao re­fe­rir-se à co­o­pe­ra­ção, o go­ver­na­dor de Luanda, Hi­gi­no Car­nei­ro, dis­se exis­ti­rem vá­ri­as op­ções nes­se sen­ti­do e que por is­so as du­as ci­da­des e res­pec­ti­vos go­ver­nos vão con­ti­nu­ar a ex­plo­rar as pos­si­bi­li­da­des dis­po­ní­veis. “Já tra­ba­lhá­mos com o mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra e de­ci­di­mos tro­car cor­res­pon­dên­cia nos pró­xi­mos di­as, o que vai per­mi­tir que as­si­ne­mos um me­mo­ran­do ou pro­to­co­lo e ha­ja tro­ca de ex­pe­ri­ên­cia en­tre as du­as pro­vín­ci­as”, no­tou, anun­ci­an­do a re­a­li­za­ção, em Ou­tu­bro, de um con­gres­so de em­pre­sá­ri­os das du­as pro­vín­ci­as.

A Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal de Mbom­be­la, pro­vín­cia de Mpu­ma­lan­ga, quer as­si­nar um me­mo­ran­do de en­ten­di­men­to com a Co­mis­são Ad­mi­nis­tra­ti­va de Luanda, in­for­mou on­tem a vi­ce-pre­si­den­te pa­ra o Ur­ba­nis­mo e In­fra-es­tru­tu­ras da Co­mis­são Ad­mi­nis­tra­ti­va da Ci­da­de de Luanda, Josina Mar­tins.

O acor­do en­tre am­bas as ci­da­des é uma for­ma de aju­dar na di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia. As áre­as a se­rem in­cluí­das no acor­do já fo­ram iden­ti­fi­ca­das. O tu­ris­mo, o co­mér­cio a re­ta­lho, a agri­cul­tu­ra e a ex­plo­ra­ção da or­la cos­tei­ra es­tão en­tre as pri­o­ri­da­des. “Es­ta­mos a tra­ba­lhar pa­ra iden­ti­fi­car os me­lho­res pon­tos de co­o­pe­ra­ção com a ad­mi­nis­tra­ção de Mbom­be­la”, dis­se Josina Mar­tins.

O pre­si­den­te da câ­ma­ra de Mbom­be­la, Si­bu­si­so Mathon­so, dis­se que iden­ti­fi­cou vá­ri­as se­me­lhan­ças en­tre as du­as ci­da­des de­pois de co­nhe­cer me­lhor Luanda. Em­bo­ra Mbom­be­la tam­bém es­te­ja nu­ma fa­se de re­cons­tru­ção, Si­bu­si­so Mathon­so vê a pos­si­bi­li­da­de de uma for­te co­o­pe­ra­ção na área téc­ni­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.