Cri­a­ções na­ci­o­nais ga­nham di­men­são na Ca­sa das Ar­tes

Jornal de Angola - - CULTURA - RO­QUE SIL­VA |

Luanda con­ta, des­de o fi­nal de se­ma­na, com um no­vo es­pa­ço de for­ma­ção no do­mí­nio das ar­tes e pro­mo­ção dos tra­ba­lhos de ar­tis­tas, com a inau­gu­ra­ção da Ca­sa das Ar­tes, lo­ca­li­za­da em Talatona, no mu­ni­cí­pio de Be­las, em Luanda.

O es­pa­ço, cons­truí­do de raiz com fi­nan­ci­a­men­to do Ban­co Afri­ca­no de In­ves­ti­men­tos (BAI), al­ber­ga, no rés-do-chão e no pri­mei­ro an­dar, um au­di­tó­rio de­no­mi­na­do “Ma­nu­el Rui”, pa­ra a exi­bi­ção de fil­mes, sa­la de es­pec­tá­cu­los e en­sai­os de te­a­tro, mú­si­ca e dan­ça, com ca­pa­ci­da­de pa­ra 270 lu­ga­res, uma sa­la de ex­po­si­ções de ar­tes plás­ti­cas e ou­tra de au­las.

A Ca­sa das Ar­tes pre­ten­de, den­tro do seu pro­gra­ma so­ci­al, re­a­li­zar au­las de pin­tu­ra, de­se­nho, dan­ça, te­a­tro e ca­po­ei­ra, a se­rem mi­nis­tra­das por pro­fes­so­res an­go­la­nos. O Ban­co In­ter­na­ci­o­nal de Cré­di­to ofe­re­ceu à as­so­ci­a­ção 45 bol­sas de es­tu­do in­ter­nas pa­ra cri­an­ças des­fa­vo­re­ci­das.

A com­pa­nhia Elin­ga Te­a­tro inau­gu­rou o pal­co da Ca­sa das Ar­tes com es­pec­tá­cu­los na sex­ta-fei­ra, sá­ba­do e do­min­go.

A ce­ri­mó­nia de inau­gu­ra­ção con­tou com a exi­bi­ção de dan­ça con­tem­po­râ­nea, por Ri­ta e Ema Gan­ga, um es­pec­tá­cu­lo de mú­si­ca na voz de Do­dó Mi­ran­da, de­cla­ma­ção de po­e­sia e ca­po­ei­ra, com o con­jun­to Aba­dá, e o pi­a­nis­ta e te­nor rus­so Ale­xey Sha­kit­ko.

O lo­cal é um es­pa­ço mul­ti­dis­ci­pli­nar e in­te­rac­ti­vo, on­de vá­ri­as ar­tes po­dem co­a­bi­tar nu­ma re­la­ção vi­va, di­nâ­mi­ca e ino­va­do­ra. O projecto foi fei­to pa­ra des­per­tar va­lo­res que a lin­gua­gem ar­tís­ti­ca não con­so­li­da, atra­vés de ac­ções de for­ma­ção, con­fe­rên­ci­as e es­pec­tá­cu­los, con­si­de­ra­dos mei­os mais ade­qua­dos pa­ra a cri­a­ção de um pú­bli­co.

PAU­LI­NO DA­MIÃO

Inau­gu­ra­ção do es­pa­ço jun­ta cri­a­do­res e o pú­bli­co num lo­cal mul­ti­dis­ci­pli­nar e in­te­rac­ti­vo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.