Ter­cei­ras elei­ções vão man­ter a cri­se

Jornal de Angola - - PARTADA -

Uma ter­cei­ra elei­ção na Es­pa­nha vol­ta­ria a re­sul­tar num Con­gres­so mui­to di­vi­di­do e o blo­co do Par­ti­do Po­pu­lar (PP) con­ti­nu­a­ria dis­tan­ci­a­do do Par­ti­do So­ci­a­lis­ta, sem op­ção pa­ra for­ma­ção de go­ver­no, se­gun­do uma pes­qui­sa di­vul­ga­da on­tem.

Uma ter­cei­ra elei­ção na Es­pa­nha vol­ta­ria a re­sul­tar num Con­gres­so mui­to di­vi­di­do e o blo­co do Par­ti­do Po­pu­lar con­ti­nu­a­ria dis­tan­ci­a­do do par­ti­do So­ci­a­lis­ta, sem op­ção pa­ra for­ma­ção de go­ver­no, se­gun­do uma pes­qui­sa di­vul­ga­da on­tem.

Os lí­de­res po­lí­ti­cos, se­gun­do a pes­qui­sa, não ha­vi­am de che­gar a um acor­do so­bre a for­ma­ção do no­vo go­ver­no, de­pois de du­as elei­ções, em cer­ca de seis me­ses, te­rem da­do ori­gem a um Par­la­men­to al­ta­men­te frag­men­ta­do, lon­ge de uma mai­o­ria ab­so­lu­ta.

Ca­so não ha­ja acor­do en­tre os par­ti­dos pa­ra for­mar um go­ver­no até 31 de Ou­tu­bro, al­go que pa­re­ce dis­tan­te, a Es­pa­nha vai mes­mo pa­ra uma ter­cei­ra elei­ção, a ter lu­gar em De­zem­bro. A pes­qui­sa da em­pre­sa GAD3, pa­ra o jor­nal ABC, diz que em no­vas elei­ções o Par­ti­do Po­pu­lar do ac­tu­al Pre­si­den­te do Go­ver­no, Ma­ri­a­no Ra­joy, ha­via de ob­ter mais cin­co de­pu­ta­dos, até che­gar a 142, mas mes­mo as­sim es­ta­ria lon­ge da mai­o­ria ab­so­lu­ta con­sig­na­da em 176 as­sen­tos.

O Par­ti­do Po­pu­lar é o úni­co dos gran­des par­ti­dos com pos­si­bi­li­da­de de ga­nhar ter­re­no, já que os so­ci­a­lis­tas do PSOE iri­am de 85 a 81, os es­quer­dis­tas do Po­de­mos de 71 a 70 e os cen­tris­tas do Ciu­da­da­nos de 32 pa­ra 30. A ne­ces­si­da­de de um acor­do pa­ra for­mar o Exe­cu­ti­vo se­ria a mes­ma de ho­je (si­tu­a­ção ac­tu­al), mas com pro­ta­go­nis­tas idên­ti­cos, con­clui a pes­qui­sa di­vul­ga­da no jor­nal ABC. Ape­sar dis­so, a pes­qui­sa dei­xa em aber­to uma al­te­ra­ção hi­po­té­ti­ca do qua­dro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.