Aber­ta cam­pa­nha agrí­co­la com pre­vi­são de boa sa­fra

Nú­me­ros di­vul­ga­dos pe­lo re­pre­sen­tan­te ins­ti­tu­ci­o­nal são ani­ma­do­res

Jornal de Angola - - PARTADA -

A cam­pa­nha agrí­co­la, que vai des­te mês até Mar­ço, en­vol­ve 1.059.793 fa­mí­li­as cam­po­ne­sas, dan­do lu­gar à pre­vi­são de co­lhei­ta de 1.363.842 to­ne­la­das de mi­lho e 10.429.406 de man­di­o­ca, anun­ci­ou do­min­go a Angop.

Os da­dos, for­ne­ci­dos pe­lo di­rec­tor-ge­ral ad­jun­to do Ins­ti­tu­to de De­sen­vol­vi­men­to Agrá­rio (IDA), Au­gus­to Guim­bi, apon­tam tam­bém pa­ra a pre­vi­são da co­lhei­ta de 329.671 to­ne­la­das de massango e mas­sam­ba­la, 24.573 de ar­roz, 298.228 de fei­jão e de 109.763 de amen­doim.

A pro­du­ção de ba­ta­ta re­na atin­giu 571.680 to­ne­la­das e a de ba­ta­ta do­ce 777.486, com o que se es­pe­ra ob­ter 1.718.086 de ce­re­ais, 407.991 de le­gu­mi­no­sas e 11.777.572 de raí­zes e tu­bér­cu­los, dis­se Au­gus­to Guim­bi.

O di­rec­tor-ge­ral ad­jun­to do IDA de­cla­rou que a área to­tal a tra­ba­lhar es­tá re­par­ti­da por cul­tu­ras li­ga­das à ali­men­ta­ção mais con­su­mi­da pe­la po­pu­la­ção e que 1.704.802 hec­ta­res es­tão de­di­ca­dos ao massango e à mas­sam­ba­la, 30.716 ao ar­roz, 496.455 às le­gu­mi­no­sas, 243.918 ao amen­doim, 802.262 à man­di­o­ca, 57.168 à ba­ta­ta re­na e 129.581 à ba­ta-do­ce.

Um pro­ces­so de pla­ni­fi­ca­ção de aju­da pa­ra as fa­mí­li­as en­vol­vi­das na cam­pa­nha es­tá em cur­so, já que ain­da há fac­to­res de pro­du­ção co­mo se­men­tes e fer­ti­li­zan­tes em quan­ti­da­des in­su­fi­ci­en­tes, afir­mou.

In­for­mou que os fer­ti­li­zan­tes pa­ra cor­rec­ção dos so­los co­me­ça­ram a che­gar ao país e a ser dis­tri­buí­dos pe­los lo­cais de pro­du­ção. Pa­ra a pre­sen­te cam­pa­nha, es­tá pre­vis­to ad­qui­rir, nu­ma pri­mei­ra fa­se, 15 mil to­ne­la­das de fer­ti­li­zan­tes do ti­po 2, 24,12, lpk, se­te mil de sul­fa­to de amó­nio e três mil de ureia, to­ta­li­zan­do 25 mil.

Au­gus­to Guim­bi anun­ci­ou que o Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra pre­vê dar as­sis­tên­cia téc­ni­ca às fa­mí­li­as a ou­tros agri­cul­to­res en­vol­vi­dos na cam­pa­nha, ao mes­mo tem­po que vai di­vul­gar o uso de ino­va­ções tec­no­ló­gi­cas. O sec­tor tam­bém pre­vê dis­tri­buir, en­tre os pro­du­to­res, se­men­tes, trac­to­res, char­ru­as de trac­ção ani­mal e ou­tros uten­sí­li­os pa­ra ga­ran­tir o êxi­to da cam­pa­nha agrí­co­la, que in­clui a dis­tri­bui­ção de se­men­tes de re­em­bol­so, pa­ra um pro­ces­so em que o pro­du­tor que re­ce­be se­men­tes es­te ano agrí­co­la de­vol­ve o do­bro na cam­pa­nha se­guin­te. Pa­ra a pro­du­ção de mi­lho, a pre­vi­são é dis­tri­buir 1.500 to­ne­la­das de se­men­tes e um mi­lhão de es­ta­cas de man­di­o­ca. Au­gus­to Guim­bi ad­ver­tiu que os nú­me­ros são “uma pre­vi­são”, pois a agri­cul­tu­ra fa­mi­li­ar de­pen­de das chu­vas que, se caí­rem em vo­lu­mes ra­zoá­veis, pro­por­ci­o­nam uma boa co­lhei­ta. As au­to­ri­da­des tam­bém es­tão aten­tas a pra­gas que po­dem afec­tar as cul­tu­ras.

“Es­tes nú­me­ros es­tão em con­for­mi­da­de com os pro­gra­mas di­ri­gi­dos, pois es­ta é a ori­en­ta­ção do Exe­cu­ti­vo pa­ra fa­zer fa­ce à cri­se que o país es­tá a vi­ver. O ob­jec­ti­vo é en­con­trar for­mas de au­men­tar a ofer­ta dos pro­du­tos pro­du­zi­dos lo­cal­men­te e di­mi­nuir as im­por­ta­ções”, dis­se o res­pon­sá­vel.

SAN­TOS PE­DRO

Cam­pa­nha agrí­co­la en­vol­ve mais de um mi­lhão de cam­po­ne­ses e as pers­pec­ti­vas são de bo­as co­lhei­tas de ce­re­ais e tu­bér­cu­los

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.