CARTAS DO LEITOR
Actualização de dados
Apercebi-me há dias que uma brigada de actualização de dados eleitorais, situada na Mutamba, está a trabalhar até às 16 horas. Depois vim a saber por outras pessoas que este horário está generalizado por todas as brigadas. Penso que as brigadas de actualização de dados deviam trabalhar até mais tarde, uma vez que há muitos trabalhadores que saem depois das 16 horas dos seus locais de trabalho.
O registo eleitoral é um processo muito importante, pelo que apelo às entidades competentes para fazerem diligências no sentido de se prolongar um pouco mais o período para se proceder à actualização de dados eleitorais.
Há muita gente que quer actualizar os seus dados e era bom que as brigadas de actualização fizessem mais horas de trabalho. Que se criem as condições necessárias para que os brigadistas trabalhem um pouco mais.
As eleições são um evento de muita importância. Temos de tudo fazer para que os potenciais eleitores actualizem os dados e se registem. Os partidos políticos, todos, têm apelado, e isto é positivo, para que os cidadãos actualizem os dados eleitorais e se registem.
As formações políticas, concorrentes ao poder, sabem da importância das eleições gerais. Queremos todos que as eleições gerais de 2017 contem com a participação de um elevado número de eleitores, para bem da democracia.
Preservação de infra-estruturas
Foram construídas no país muitas infra-estruturas desportivas, mas, infelizmente, muitas deles encontramse em mau estado de conservação. Não podemos apenas construir imponentes estádios e pavilhões desportivos multiusos. Temos de assegurar a sua manutenção, depois das grandes competições que justificaram a sua edificação. Temos de ter o hábito de conservar o que construímos com muito dinheiro. Não devemos deixar que se estraguem empreendimentos que implicaram dispêndio de muitos recursos financeiros do Estado.É preciso que se pense sempre o que fazer dos estádios e dos pavilhões multiusos, quando terminam as competições internacionais que organizamos. Agora que queremos massificar o desporto, era bom que as nossas infra-estruturas desportivas estivessem funcionais. Os nossos desportistas devem tirar partido do que se construiu, em termos de infra-estruturas desportivas.
Era importante que houvesse gestores competentes para cuidar dos estádios e pavilhões multiusos. O dinheiro que se gastou , e não é pouco, com a construção destas infra-estruturas justificam que se dê atenção à sua conservação, para que possam beneficiar delas muitos desportistas praticantes de diferentes modalidades. Devemos aproveitar as infra-estrututuras desportuivas para termos no país desportistas de alto nível. Angola pode desenvolver diversas modalidades com a manutenção de infra-estruturas.
O Girabola
Faltam sete jornadas para terminar o campeonato nacional de futebol da primeira divisão, conhecido por Girabola. Penso que vai ser interessante a luta pelo título e pela manutenção na primeira divisão nesta recta final do Girabola. Eu gosto muito de futebol e espero que nestas sete jornadas que faltam haja grandes espectáculos de futebol e boas arbitragens. Gostei do facto de neste campeonato terem sido lançados muitos jovens jogadores, que têm tido um bom desempenho. O Petro de Luanda é um bom exemplo de aposta em jovens jogadores , e os resultados estão aí. Afinal não se justifica os receios de muitos clubes de lançarem jovens jogadores angolanos para o escalão sénior. O 1º de Agosto lançou também jovens jogadores, entre os quais figura o Gelson, que é o melhor marcador do Girabola. Os clubes têm de deixar de gastar muito dinheiro com jogadores estrangeiros de qualidade duvidosa e investirem mais na formação de jovens angolanos.
Ainda bem que os dirigentes dos clubes estão a perceber que vale a pena investir na formação de jovens jogadores. Acredito que muita coisa pode mudar no país com uma nova perspectiva de desenvolvimento do nosso futebol assente na formação.
Aproveito este espaço para desejar aos nossos jovens da Selecção Nacional de sub-17 êxitos nos jogos que vão efectuar com as Ilhas Comores, a contar para a última eliminatória de apuramento para o CAN , em Madagáscar.