Mais in­fra-es­tru­tu­ras so­ci­ais pa­ra o mu­ni­cí­pio de Ca­co­lo

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - FLÁVIA MASSUA | Ca­co­lo

A po­pu­la­ção do mu­ni­cí­pio de Ca­co­la, na pro­vín­cia da Lun­da Sul, con­ta, des­de on­tem, com mais in­fra-es­tru­tu­ras so­ci­ais, de­sig­na­da­men­te uma es­co­la de três sa­las de au­la e três sis­te­mas de abas­te­ci­men­to de água, nas lo­ca­li­da­des de Cai­ta, Sam­bu­am­bua e Txin­gue­ji, inau­gu­ra­das pe­la go­ver­na­do­ra Cân­di­da Nar­ci­so, no qua­dro das fes­ti­vi­da­des do 17 de Se­tem­bro, Dia do He­rói Na­ci­o­nal.

A ale­gria era vi­sí­vel no ros­to dos ha­bi­tan­tes da­que­las lo­ca­li­da­des, que, em ges­to de agra­de­ci­men­to, en­to­a­ram hi­nos de lou­vor, pa­ra re­ce­ber a de­le­ga­ção che­fi­a­da pe­la go­ver­na­do­ra Cân­di­da Nar­ci­so.

Se­gun­do o so­ba de Sam­bu­am­bua, Edu­ar­do Sa­ji­mo­li­e­ca, as no­vas in­fra-es­tru­tu­ras de im­pac­to so­ci­al, há mui­to es­pe­ra­das, vão aju­dar a me­lho­rar a qua­li­da­de de vida da po­pu­la­ção da re­gião, que era obri­ga­da a per­cor­rer lon­gas dis­tân­ci­as em bus­ca de água.

Edu­ar­do Sa­ji­mo­li­e­ca en­de­re­çou ao go­ver­no da pro­vín­cia ou­tras pre­o­cu­pa­ções que afli­gem a po­pu­la­ção, mor­men­te a cons­tru­ção de mais es­co­las, pa­ra di­mi­nuir ou até aca­bar com alu­nos fo­ra do sis­te­ma de en­si­no, cen­tros de saú­de, ca­sas pa­ra pro­fes­so­res e en­fer­mei­ros e re­a­bi­li­ta­ção da es­tra­da que dá aces­so à co­mu­na de Al­to Chi­ca­pa.

No ac­to da inau­gu­ra­ção, a go­ver­na­do­ra Cân­di­da Nar­ci­so ofe­re­ceu al­guns mei­os à po­pu­la­ção da­que­las lo­ca­li­da­des, no­me­a­da­men­te bi­ci­cle­tas, rou­pa usa­da, en­xa­das, ca­ta­nas, fer­ti­li­zan­tes e ou­tros mei­os.

Em bre­ves palavras, a go­ver­na­do­ra da Lun­da Sul re­co­nhe­ceu que o Exe­cu­ti­vo, de­vi­do à cri­se eco­nó­mi­ca e fi­nan­cei­ra, re­du­ziu a ve­lo­ci­da­de de in­ves­ti­men­tos so­ci­ais, mas, aos pou­cos, “va­mos dan­do so­lu­ção aos pro­ble­mas bá­si­cos que as­so­lam as po­pu­la­ções”.

Cân­di­da Nar­ci­so acon­se­lhou ao uso ra­ci­o­nal dos equi­pa­men­tos inau­gu­ra­dos, pa­ra per­mi­tir que o Go­ver­no fa­ça iguais in­ves­ti­men­tos nou­tras áre­as. Nas três lo­ca­li­da­des, a go­ver­na­do­ra ape­lou à ade­são e à actualização do re­gis­to eleitoral, pa­ra ga­ran­tir que ca­da ci­da­dão an­go­la­no exer­ça o seu di­rei­to de vo­to, nas elei­ções ge­rais de 2017.

KAMUANGA JÚLIA

Go­ver­na­do­ra da pro­vín­cia da Lun­da Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.