Co­mis­são téc­ni­ca pre­pa­ra en­con­tro

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - MA­NU­E­LA GOMES |

Angola pre­pa­ra a sua par­ti­ci­pa­ção na Con­fe­rên­cia das Par­tes (COP 17) da Con­ven­ção In­ter­na­ci­o­nal so­bre o Co­mér­cio de Es­pé­ci­es Ame­a­ça­das de Ex­tin­ção (CITES), a re­a­li­zar-se em Jo­a­nes­bur­go, na Áfri­ca do Sul, de 24 de Se­tem­bro a 5 de Ou­tu­bro.

É a pri­mei­ra vez que Angola par­ti­ci­pa co­mo mem­bro da CITES, já que nas ve­zes an­te­ri­o­res par­ti­ci­pou co­mo con­vi­da­da, sen­do por is­so, um mar­co pa­ra o país.

Num en­con­tro de con­cer­ta­ção re­a­li­za­do em Luanda, a Co­mis­são Téc­ni­ca Mul­tis­sec­to­ri­al pa­ra o Am­bi­en­te, in­te­gra­da por vá­ri­os mi­nis­té­ri­os, aus­cul­tou o que ca­da sec­tor tem fei­to pa­ra a im­ple­men­ta­ção da CITES em Angola, vis­to que mui­tos paí­ses pre­ten­dem apoi­ar o Pro­gra­ma Es­tra­té­gi­co de Angola.

A mi­nis­tra do Am­bi­en­te, Fá­ti­ma Jar­dim, fa­lou da im­por­tân­cia do en­con­tro e de­fen­deu o en­vol­vi­men­to de to­das as ins­ti­tui­ções na im­ple­men­ta­ção da CITES em Angola.

Fá­ti­ma Jar­dim su­bli­nhou que os cer­ti­fi­ca­dos CITES es­tão ob­so­le­tos até ser ac­tu­a­li­za­do o no­vo for­ma­to dos cer­ti­fi­ca­dos e ape­lou à par­ti­ci­pa­ção de Angola de for­ma ac­ti­va nas ac­ti­vi­da­des da COP 17.

Du­ran­te a par­ti­ci­pa­ção, Angola vai re­a­li­zar dois en­con­tros pa­ra­le­los so­bre a le­gis­la­ção da CITES a im­ple­men­tar no país e so­bre a pro­pos­ta do Pa­pa­gaio Cin­zen­to.

Por ou­tro la­do, o país es­tá a pre­pa­rar a sua “Lis­ta Ver­me­lha” das es­pé­ci­es da flo­ra e fauna de Angola. Es­te do­cu­men­to ain­da es­tá nu­ma fa­se em­bri­o­ná­ria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.