Cri­a­ções ar­tís­ti­cas em ex­po­si­ção

Jo­vens ar­tis­tas plás­ti­cos ex­põem obras de pin­tu­ra

Jornal de Angola - - CULTURA - MÁRIO COHEN |

Apre­sen­tar as no­vas cri­a­ções ar­tís­ti­cas dos mem­bros da Bri­ga­da Jo­vem de Ar­tes Plás­ti­cas, ins­pi­ra­dos nos po­e­mas de Agos­ti­nho Ne­to, é o pro­pó­si­to da ex­po­si­ção co­lec­ti­va de­no­mi­na­da “Re­vi­ver Manguxi”, que é inau­gu­ra­da ho­je, às 18 ho­ras, na Ga­le­ria dos Des­por­tos, em Luanda.

A mos­tra de 30 obras de pin­tu­ra e es­cul­tu­ra fi­ca pa­ten­te até ao dia 5 de Ou­tu­bro e es­tá in­se­ri­da no pro­gra­ma dos fes­te­jos do Dia do He­rói Na­ci­o­nal, que se co­me­mo­ra no sá­ba­do.

Adão Mus­sun­go re­ve­lou que a cri­a­ção das obras foi ins­pi­ra­da em po­e­mas de Agos­ti­nho Ne­to, com des­ta­que pa­ra os qua­dros “Re­nún­cia Im­pos­sí­vel”, “Ha­ve­mos de Vol­tar”, “Fo­go e Rit­mo” e “Bou­quet de Ro­sas pa­ra Ti”.

A ex­po­si­ção “Re­vi­ver Manguxi” reú­ne obras de ar­tis­tas de Pa­che­co Di­to, La­dis­lau Kus­se­ca, Ar­man­do Scott, Jú­lio Pinto, Van­da Eu­gé­nio, Mayo­mo­na Vua, Sil­ves­tre Qui­zem­be, Si­mão André, Pa­pi­no André, Os­val­do Fer­rei­ra, João Jor­ge, Ger­son Tchi­ve­la, Paulo Cha­von­ga e do pró­prio Adão Mus­sun­go.

Se­gun­do o co­or­de­na­dor da ex­po­si­ção, com o ob­jec­ti­vo de di­vul­gar mais os tra­ba­lhos dos mem­bros da Bri­ga­da Jo­vem de Ar­tes Plás­ti­cas, a di­rec­ção des­ta or­ga­ni­za­ção cul­tu­ral pre­ten­de le­var a mos­tra “Re­vi­ver Manguxi” a di­ver­sas es­co­las pú­bli­cas da ca­pi­tal, por for­ma a trans­mi­tir aos es­tu­dan­tes o le­ga­do de Agos­ti­nho Ne­to por via das ar­tes plás­ti­cas.

A ex­po­si­ção “Re­vi­ver Manguxi” tem o apoio da União Na­ci­o­nal dos Ar­tis­tas Plás­ti­cos (UNAP) e o pa­tro­cí­nio do Ins­ti­tu­to An­go­la­no da Juventude.

DR

Mem­bros da Bri­ga­da Jo­vem de Ar­tes Plás­ti­cas mos­tram na Ga­le­ria dos Des­por­tos qua­dros de ar­te ins­pi­ra­dos nos po­e­mas de Agos­ti­nho Ne­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.