Vida e obra do Po­e­ta Mai­or exi­bi­das em fil­me

Jornal de Angola - - CULTURA - | MANUEL DE SOU­SA Mo­çâ­me­des

Um fil­me que re­tra­ta a vida e a obra do Fun­da­dor da Na­ção, António Agos­ti­nho Ne­to, es­tá a ser exi­bi­do em vá­ri­as ins­ti­tui­ções pú­bli­cas e pri­va­das e em es­co­las dos di­fe­ren­tes ní­veis na pro­vín­cia do Na­mi­be, num pro­gra­ma alu­si­vo ao 17 de Se­tem­bro, Dia do He­rói Na­ci­o­nal.

Além do fil­me, foi re­a­li­za­da, on­tem, na ci­da­de de Mo­çâ­me­des, uma pa­les­tra so­bre a vida e obra de Agos­ti­nho Ne­to, que con­tou a com pre­sen­ça de go­ver­nan­tes, re­pre­sen­tan­tes dos par­ti­dos po­lí­ti­cos, en­ti­da­des tra­di­ci­o­nais e re­li­gi­o­sas, fun­ci­o­ná­ri­os pú­bli­cos, es­tu­dan­tes e con­vi­da­dos.

O fun­ci­o­ná­rio pú­bli­co Manuel Al­fre­do, que par­ti­ci­pou na pa­les­tra, dis­se ser uma ri­ca opor­tu­ni­da­de pa­ra os jo­vens e as ge­ra­ções vin­dou­ras to­ma­rem co­nhe­ci­men­to da His­tó­ria de Angola e co­nhe­ce­rem bem a tra­jec­tó­ria po­lí­ti­ca do Fun­da­dor da Na­ção.

O es­tu­dan­te Pe­dro Jam­ba de­fen­de que o fil­me não de­ve ser exi­bi­do ape­nas na vés­pe­ra do 17 de Se­tem­bro, de­ve ser apre­sen­ta­do re­gu­lar­men­te pa­ra que mais pes­so­as, so­bre­tu­do os mais jo­vens, to­mem con­tac­to com os acon­te­ci­men­tos e aper­ce­bam-se re­al­men­te das eta­pas de de­sen­vol­vi­men­to de Angola de on­tem e ho­je.

O an­ti­go com­ba­ten­te Ma­te­ta Ca­maty, que par­ti­lhou al­guns mo­men­tos com o Fun­da­dor da Na­ção, nu­ma das su­as pas­sa­gens pe­la ci­da­de de Mo­câ­me­des, dis­se que Agos­ti­nho Ne­to foi um ho­mem de tac­to fá­cil e nos seus en­si­na­men­tos sem­pre de­fen­deu o na­ci­o­na­lis­mo e o amor à pá­tria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.