Pre­si­den­te con­cor­re à pró­pria su­ces­são

Jornal de Angola - - CULTURA - TE­RE­SA LUÍS |

Au­xí­lio Jacob, pre­si­den­te ces­san­te da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Gi­nás­ti­ca (FAG), é re­con­du­zi­do pa­ra o ter­cei­ro man­da­to no plei­to eleitoral mar­ca­do pa­ra 24 do mês cor­ren­te, às 10h0, no mu­ni­cí­pio da Ga­be­la, pro­vín­cia do Cu­an­za Sul, re­fe­ren­te ao ci­clo olím­pi­co'2016/2020.

De­vi­do à exis­tên­cia de uma lis­ta úni­ca, a co­mis­são eleitoral de­ci­diu re­a­li­zar as elei­ções fo­ra de Luanda, pa­ra coin­ci­dir com a dis­pu­ta do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de ini­ci­a­dos e ju­ve­nis, a de­cor­rer na mes­ma pro­vín­cia. Com ex­cep­ção das pro­vín­ci­as do Mo­xi­co e Cu­an­do Cu­ban­go as ou­tras as­so­ci­a­ções já re­a­li­za­ram os seus pro­ces­sos de re­no­va­ção de mandatos.

Com efei­to, têm di­rei­to a vo­to, as as­so­ci­a­ções de Luanda, Ben­gue­la, Hu­am­bo, Cu­an­za Nor­te, Ca­bin­da, Uíge, Bié, Huíla, Na­mi­be, Lun­da Sul, Cu­an­za Sul e do Cu­ne­ne, es­ta úl­ti­ma que subs­cre­veu a can­di­da­tu­ra da lis­ta li­de­ra­da por Au­xí­lio Jacob.

O can­di­da­to à pró­pria su­ces­são ex­pli­cou que as as­so­ci­a­ções com ir­re­gu­la­ri­da­des na par­ti­ci­pa­ção em com­pe­ti­ções na­ci­o­nais e re­gi­o­nais fi­cam im­pos­si­bi­li­ta­das de vo­tar. “Nes­te as­pec­to, so­mos ri­go­ro­sos. Mo­xi­co e Cu­an­do Cu­ban­go pre­ci­sam de ser re­ac­ti­va­das”, dis­se.

A re­ac­ti­va­ção da mo­da­li­da­de em pro­vín­ci­as con­si­de­ra­das inac­ti­vas, de­vi­do a vá­ri­as si­tu­a­ções, e a cri­a­ção de con­di­ções pa­ra o sur­gi­men­to da gi­nás­ti­ca no Ben­go, Zai­re e Lun­da Nor­te são al­gu­mas das me­tas pa­ra o no­vo man­da­to.

“Ou­tro ob­jec­ti­vo é es­tar nos Jo­gos Olím­pi­cos de Tó­quio em 2020. Es­te ano, não con­se­gui­mos es­tar no Rio de Ja­nei­ro, por fal­ta de par­ti­ci­pa­ção nos mun­di­ais de apu­ra­men­to. Tam­bém va­mos apos­tar na for­ma­ção de qua­dros, me­lho­rar a re­la­ção com os or­ga­nis­mos in­ter­na­ci­o­nais e pro­jec­tar a gi­nás­ti­ca acro­bá­ti­ca.”

A me­lho­ria da clas­si­fi­ca­ção no Zo­nal da SADC, for­ma­ção de juí­zes in­ter­na­ci­o­nais e ac­ti­var a co­o­pe­ra­ção com o Brasil tam­bém cons­tam no pro­gra­ma pa­ra o qua­drié­nio. A FAG já tem relações com Por­tu­gal, Áfri­ca do Sul e Ja­pão.

Em re­la­ção à cons­ti­tui­ção do elen­co fe­de­ra­ti­vo dis­se que “fi­ze­mos li­gei­ras tro­cas de po­si­ções. Em equi­pa que ga­nha não se me­xe. Va­mos man­ter a nos­sa união. Ter­mi­ná­mos o man­da­to sem gran­des po­lé­mi­cas”, des­ta­cou Au­xí­lio Jacob. Na­ta­cha For­tes, Ru­bens de Carvalho, Agos­ti­nho Sun­go, Je­sus dos San­tos e El­sa Pi­tra são os vi­ce-pre­si­den­tes de di­rec­ção. Bal­ta­zar de Oli­vei­ra pre­si­de a Me­sa de As­sem­bleia, Raul Li­ma o Con­se­lho Fis­cal, Paulo Ser­rão o de Dis­ci­pli­na e Jor­ge Min­guês o Ju­ris­di­ci­o­nal.

VIGAS DA PU­RI­FI­CA­ÇÃO

Au­xí­lio Jacob vai con­ti­nu­ar na li­de­ran­ça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.