Presidente concorre à própria sucessão
Auxílio Jacob, presidente cessante da Federação Angolana de Ginástica (FAG), é reconduzido para o terceiro mandato no pleito eleitoral marcado para 24 do mês corrente, às 10h0, no município da Gabela, província do Cuanza Sul, referente ao ciclo olímpico'2016/2020.
Devido à existência de uma lista única, a comissão eleitoral decidiu realizar as eleições fora de Luanda, para coincidir com a disputa do Campeonato Nacional de iniciados e juvenis, a decorrer na mesma província. Com excepção das províncias do Moxico e Cuando Cubango as outras associações já realizaram os seus processos de renovação de mandatos.
Com efeito, têm direito a voto, as associações de Luanda, Benguela, Huambo, Cuanza Norte, Cabinda, Uíge, Bié, Huíla, Namibe, Lunda Sul, Cuanza Sul e do Cunene, esta última que subscreveu a candidatura da lista liderada por Auxílio Jacob.
O candidato à própria sucessão explicou que as associações com irregularidades na participação em competições nacionais e regionais ficam impossibilitadas de votar. “Neste aspecto, somos rigorosos. Moxico e Cuando Cubango precisam de ser reactivadas”, disse.
A reactivação da modalidade em províncias consideradas inactivas, devido a várias situações, e a criação de condições para o surgimento da ginástica no Bengo, Zaire e Lunda Norte são algumas das metas para o novo mandato.
“Outro objectivo é estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Este ano, não conseguimos estar no Rio de Janeiro, por falta de participação nos mundiais de apuramento. Também vamos apostar na formação de quadros, melhorar a relação com os organismos internacionais e projectar a ginástica acrobática.”
A melhoria da classificação no Zonal da SADC, formação de juízes internacionais e activar a cooperação com o Brasil também constam no programa para o quadriénio. A FAG já tem relações com Portugal, África do Sul e Japão.
Em relação à constituição do elenco federativo disse que “fizemos ligeiras trocas de posições. Em equipa que ganha não se mexe. Vamos manter a nossa união. Terminámos o mandato sem grandes polémicas”, destacou Auxílio Jacob. Natacha Fortes, Rubens de Carvalho, Agostinho Sungo, Jesus dos Santos e Elsa Pitra são os vice-presidentes de direcção. Baltazar de Oliveira preside a Mesa de Assembleia, Raul Lima o Conselho Fiscal, Paulo Serrão o de Disciplina e Jorge Minguês o Jurisdicional.
Auxílio Jacob vai continuar na liderança