Me­da­lhas re­ti­das fo­ram en­tre­gues a ou­tros gi­nas­tas

Jornal de Angola - - CULTURA - TE­RE­SA LUÍS|

As se­lec­ções na­ci­o­nais de Gi­nás­ti­ca nas ca­te­go­ri­as de ju­ni­o­res e se­ni­o­res, que dis­pu­ta­ram re­cen­te­men­te os cam­pe­o­na­tos afri­ca­nos, na ci­da­de na­mi­bi­a­na de Wal­visBay, per­de­ram as 64 me­da­lhas con­quis­ta­das, de­pois da ho­mo­lo­ga­ção dos re­sul­ta­dos pe­la Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal da mo­da­li­da­de (FIG).

Au­xí­lio Jacob, pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção de Gi­nás­ti­ca no país (FAG), anun­ci­ou o fac­to du­ran­te a con­fe­rên­cia de im­pren­sa que ser­viu pa­ra es­cla­re­cer a opi­nião pú­bli­ca so­bre as pe­ri­pé­ci­as vi­vi­das pe­la de­le­ga­ção an­go­la­na. Ven­ci­do o pra­zo pa­ra o pa­ga­men­to da mul­ta, não exis­te a pos­si­bi­li­da­de de Angola re­cu­pe­rar as me­da­lhas.

O di­ri­gen­te es­cla­re­ceu que os 24 mil dó­la­res uti­li­za­dos du­ran­te o Afri­ca­no não saí­ram dos co­fres do Mi­nis­té­rio da Juventude e Des­por­tos (Min­jud) e es­te não dis­po­ni­bi­li­zou qual­quer ver­ba. “A nos­sa par­ti­ci­pa­ção foi con­si­de­ra­da nu­la. Te­mos os li­vre-trân­si­tos, os di­plo­mas das me­da­lhas de ca­da atle­ta e os bo­le­tins de prova. É pre­ci­so es­cla­re­cer que o Min­jud não deu o con­tra­va­lor, em kwan­zas, dos 24 mil dó­la­res. É uma in­for­ma­ção des­ca­bi­da e creio que quem o fez de­ve as­su­mir a res­pon­sa­bi­li­da­de. Não re­ce­be­mos na­da do mi­nis­té­rio. Por is­so, era sua obri­ga­ção pa­gar a ta­xa anual”, sa­li­en­tou.

So­bre o pa­ga­men­to da mul­ta, o di­ri­gen­te fe­de­ra­ti­vo afir­mou que foi des­blo­que­a­do o re­ma­nes­cen­te de qua­tro mil dó­la­res, mas o va­lor não era su­fi­ci­en­te e a fe­de­ra­ção ago­ra tem uma dí­vi­da de três mil e 200 dó­la­res. Au­xí­lio Jacob afir­mou que as con­sequên­ci­as de to­do o pro­ces­so não são da res­pon­sa­bi­li­da­de da fe­de­ra­ção. A par­ti­ci­pa­ção de Angola no afri­ca­no foi to­da cus­te­a­da pe­la Uni­tel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.