4 de Abril tra­va cam­peão na­ci­o­nal

CAM­PE­O­NA­TO NA­CI­O­NAL DE FU­TE­BOL Pe­tro foi o ven­ce­dor na jor­na­da en­tre os can­di­da­tos as­su­mi­dos ao tí­tu­lo

Jornal de Angola - - DESPORTO - ANTÓNIO DE BRI­TO |

As for­ma­ções do 4 de Abril e do Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo em­pa­ta­ram, on­tem sem go­los, no Es­tá­dio Mu­ni­ci­pal de Me­non­gue, em par­ti­da de con­clu­são da 23ª jor­na­da do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Fu­te­bol da I Di­vi­são, Gi­ra­bo­la Zap, re­sul­ta­do que co­lo­ca ou­tra vez na se­gun­da po­si­ção da clas­si­fi­ca­ção o de­ten­tor do tí­tu­lo.

Apos­ta­dos em con­quis­tar os três pon­tos, 4 de Abril e Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo op­ta­ram por um jo­go aber­to, com opor­tu­ni­da­des de go­los re­par­ti­dos. Com o ha­bi­tu­al sis­te­ma tác­ti­co 4-3-3, a for­ma­ção do Cu­an­za Sul, sem­pre que ti­ves­se a pos­se da bo­la, op­ta­va pe­las tran­sac­ções rá­pi­das en­tre a de­fe­sa, meio cam­po e ata­que, obri­gan­do em al­gu­mas oca­siões a equi­pa an­fi­triã a bai­xar as su­as li­nhas de jo­go, a par­tir do sec­tor in­ter­mé­dio.

O es­que­ma 4-4-2, apre­sen­ta­do por João Ma­cha­do, não da­va a con­sis­tên­cia ne­ces­sá­ria, per­mi­tin­do que o Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo re­ma­tas­se mais ve­zes à ba­li­za do gu­ar­da-re­des Ro­cha­ma. Aos qua­tro mi­nu­tos, Nan­di­nho, com os cen­trais do 4 de Abril já ba­ti­dos, des­fe­riu um por­ten­to­so re­ma­te, mas a bo­la pas­sou pró­xi­mo da ba­li­za con­trá­ria. Lo­go a se­guir, Luíz Phelly­pe, as­sis­ti­do por Dá­rio com Ro­cha­ma com­ple­ta­men­te ba­ti­do, per­mi­tiu o cor­te do ad­ver­sá­rio.

In­sa­tis­fei­to com o as­cen­den­te do Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo, o téc­ni­co João Ma­cha­do ori­en­tou os seus jo­ga­do­res a su­bi­rem no ter­re­no, pa­ra obri­gar o bi­cam­peão na­ci­o­nal a re­cu­ar pa­ra o úl­ti­mo ter­ço da sua zo­na de­fen­si­va. Com o gu­ar­da-re­des Nan­do ba­ti­do, Da­ni ata­can­te do 4 de Abril fa­lhou uma si­tu­a­ção cla­ra de go­lo, aos 25 mi­nu­tos. Mé­ri­to de Lan­du, que evi­tou o go­lo da equi­pa da ca­sa. O 4 de Abril vol­tou a des­per­di­çar ou­tra opor­tu­ni­da­de por in­ter­mé­dio de Ma­nu­cho, obri­gan­do Lan­du a des­vi­ar a bo­la pa­ra can­to. Aos 33 mi­nu­tos, Eri­val­do não te­ve a cal­ma ne­ces­sá­ria pa­ra inau­gu­rar o mar­ca­dor, ao não ti­rar pro­vei­to de fa­lhan­ço dos cen­trais do 4 de Abril.

No re­gres­so dos bal­neá­ri­os, am­bas as equi­pas en­tra­ram de­ci­di­das a re­sol­ver o jo­go, mas quer os jo­ga­do­res do 4 de Abril quer os do Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo re­ve­la­ram-se per­du­lá­ri­os. Em ci­ma do mi­nu­to 90, Nan­di­nho fa­lhou fla­gran­te opor­tu­ni­da­de de go­lo, ao per­mi­tir que o guar­dião Ro­cha­ma des­vi­as­se a bo­la com a pal­ma da mão es­quer­da pa­ra o can­to. Com duas subs­ti­tui­ções pa­ra ca­da la­do, o trio de ar­bi­tra­gem, che­fi­a­do por Conceição Ma­ti­as, pas­sou des­per­ce­bi­do no de­sa­fio. No cam­pe­o­na­to, os dois con­jun­tos re­gis­ta­ram o se­gun­do em­pa­te, de­pois de já o te­rem fei­to a dois go­los na pri­mei­ra vol­ta.

Es­ta jor­na­da re­gis­tou cin­co em­pa­tes ca­sei­ros, duas vi­tó­ri­as na con­di­ção de equi­pa vi­si­ta­da e ne­nhu­ma co­mo vi­si­tan­te. O re­cor­de de go­los foi ba­ti­do no jo­go en­tre a Aca­dé­mi­ca do Lo­bi­to e o Re­cre­a­ti­vo da Caá­la, que se sal­dou num em­pa­te a dois go­los, se­gui­do da par­ti­da ASA-1º de Maio de Ben­gue­la, com os avi­a­do­res a triun­fa­rem (3-0) so­bre os pro­le­tá­ri­os. Das for­ma­ções que dis­pu­tam a per­ma­nên­cia, o 1º de Maio de Ben­gue­la e Des­por­ti­vo da Huíla fo­ram as úni­cas que não pon­tu­a­ram na jor­na­da, as de­mais con­se­gui­ram um pon­to ape­nas, Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga-Pro­gres­so Lun­da Sul (11), Aca­dé­mi­ca do Lo­bi­to-Re­cre­a­ti­vo da Caá­la (2-2), Ben­fi­ca de Luanda-Por­ce­la­na FC (0-0). A ron­da pro­du­ziu os se­guin­tes re­sul­ta­dos: 1º de Agos­to-Sa­gra­da Es­pe­ran­ça (1-1), In­ter­clu­be -Ka­bus­corp (0-0) e Pe­tro de Luanda-Des­por­ti­vo da Huíla (2-0).

NI­CO­LAU VAS­CO

Con­jun­to do Cu­an­za Sul per­deu on­tem a opor­tu­ni­da­de de en­cur­tar a dis­tân­cia e pres­si­o­nar ain­da mais o co­man­dan­te da com­pe­ti­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.