Água pa­ra Hu­am­bo e Bié

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O mi­nis­tro da Ener­gia e Águas, João Bap­tis­ta Bor­ges, dis­se, na quar­ta-fei­ra, no Hu­am­bo, que a cons­tru­ção de no­vos sis­te­mas de abas­te­ci­men­to de água po­tá­vel vi­sa re­du­zir os ní­veis de po­bre­za da po­pu­la­ção, atra­vés da me­lho­ria da sua qua­li­da­de de vi­da e do bem-es­tar.

João Bap­tis­ta Bor­ges fez es­tas de­cla­ra­ções no fi­nal dos au­tos de con­sig­na­ção das obras de cons­tru­ção dos sis­te­mas de abas­te­ci­men­to de água po­tá­vel nos mu­ni­cí­pi­os do Hu­am­bo, Chi­ca­la-Cho­lohan­ga e Ecu­nha. A exe­cu­ção dos pro­jec­tos, es­cla­re­ceu, cons­ti­tui uma das gran­des pre­o­cu­pa­ções do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, pa­ra me­lho­rar a con­di­ção de vi­da da po­pu­la­ção e, ao mes­mo tem­po, re­du­zir o ín­di­ce de mor­ta­li­da­de por con­su­mo de água im­pró­pria.

O mi­nis­tro in­for­mou que o Ti­tu­lar do Po­der Exe­cu­ti­vo ori­en­tou o sec­tor de Ener­gia e Águas pa­ra co­lo­car es­te pro­jec­to co­mo pri­o­ri­da­de, ten­do em con­ta a gran­de pre­o­cu­pa­ção e aten­ção com os pro­ble­mas da po­pu­la­ção, ten­den­tes à re­du­ção da po­bre­za.

João Bap­tis­ta Bor­ges dis­se que os no­vos sis­te­mas per­mi­tem en­cur­tar as dis­tân­ci­as per­cor­ri­das di­a­ri­a­men­te pe­la po­pu­la­ção em bus­ca de água po­tá­vel. O Mi­nis­té­rio de Ener­gia e Águas vai, no âm­bi­to do mes­mo pro­jec­to, cons­truir 132 sis­te­mas de abas­te­ci­men­to de água em igual nú­me­ro de vi­las mu­ni­ci­pais no país, in­for­mou o mi­nis­tro.

Me­lho­ri­as no Bié

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do de Ener­gia e Águas, Jo­a­quim Ven­tu­ra, pro­ce­deu on­tem, no mu­ni­cí­pio do Ca­mu­cuio, pro­vín­cia do Na­mi­be, ao lan­ça­men­to da pri­mei­ra-pe­dra do pro­gra­ma “Água pa­ra To­dos”, que be­ne­fi­cia mais de 20 mil ha­bi­tan­tes des­ta re­gião.

O pro­jec­to, ava­li­a­do em 9,7 mi­lhões de dó­la­res, tem um pra­zo de exe­cu­ção de 14 me­ses e es­tá a car­go da em­prei­tei­ra CMCE.

No ac­to de lan­ça­men­to da pri­mei­ra-pe­dra, o vi­ce-go­ver­na­dor da pro­vín­cia do Na­mi­be pa­ra a Área Téc­ni­ca e In­fra-es­tru­tu­ras, An­tó­nio Correia, dis­se que pro­jec­to é de gran­de im­por­tân­cia e vai mi­ni­mi­zar o pro­ble­ma da fal­ta de água que se faz sen­tir há já vá­ri­os anos.

“O Go­ver­no cen­tral, no âm­bi­to do pro­gra­ma “Água pa­ra To­dos”, ti­nha cons­truí­do um pe­que­no sis­te­ma com um tan­que de 150 me­tros cú­bi­cos e um fu­ro aqui nes­ta zo­na on­de nos en­con­tra­mos. Es­te fu­ro não de­bi­ta­va a quan­ti­da­de de água su­fi­ci­en­te e, por is­so, con­ti­nu­a­va o pro­ble­ma de fal­ta de água, fun­da­men­tal­men­te aqui na se­de do mu­ni­cí­pio”, lem­brou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.