Lei dos Con­tra­tos Pú­bli­cos em vi­gor ra­ci­o­na­li­za gas­tos

Jornal de Angola - - PORTADA -

A no­va Lei dos Con­tra­tos Pú­bli­cos, re­cen­te­men­te apro­va­da pe­la As­sem­bleia Na­ci­o­nal, que re­vo­ga a an­ti­ga Lei da Con­tra­ta­ção Pú­bli­ca (Lei nº 20/10, de 7 de Se­tem­bro) en­trou em vi­gor, na quin­ta-fei­ra, re­fe­re uma no­ta do Ministério da Eco­no­mia.

O do­cu­men­to, que de­fen­de a ra­ci­o­na­li­za­ção, re­du­ção e o con­tro­lo dos gas­tos pú­bli­cos, tem co­mo prin­ci­pal ob­jec­ti­vo mo­der­ni­zar e sim­pli­fi­car os pro­ce­di­men­tos de con­tra­ta­ção pú­bli­ca.

O di­plo­ma le­gal apre­sen­ta co­mo no­vi­da­des a con­sa­gra­ção ex­pres­sa do pro­ce­di­men­to de con­tra­ta­ção sim­pli­fi­ca­da apli­cá­vel à ce­le­bra­ção de con­tra­tos de va­lor re­du­zi­do, bem co­mo as si­tu­a­ções ma­te­ri­ais que jus­ti­fi­cam a adop­ção de um pro­ce­di­men­to não con­cor­ren­ci­al.

O Ministério das Fi­nan­ças diz que a pro­pos­ta vem eliminar a fa­se de qua­li­fi­ca­ção do con­cur­so pú­bli­co, cla­ri­fi­can­do a di­fe­ren­ça en­tre es­te pro­ce­di­men­to e o con­cur­so li­mi­ta­do por pré­via qua­li­fi­ca­ção, as­sim co­mo a eli­mi­na­ção do pro­ce­di­men­to de ne­go­ci­a­ção.

A eli­mi­na­ção do pro­ce­di­men­to de ne­go­ci­a­ção con­sa­gra, si­mul­ta­ne­a­men­te, a fa­cul­da­de de a en­ti­da­de pú­bli­ca con­tra­tan­te in­tro­du­zir em qual­quer pro­ce­di­men­to de con­tra­ta­ção pú­bli­ca uma fa­se de ne­go­ci­a­ção das pro­pos­tas, re­fe­re a no­ta a que a An­gop te­ve aces­so on­tem aces­so

O no­vo ins­tru­men­to le­gal vem ain­da eliminar o pro­ce­di­men­to es­pe­ci­al de­no­mi­na­do “Sis­te­mas de aqui­si­ção di­nâ­mi­ca elec­tró­ni­ca”, ten­do em con­ta que a prá­ti­ca na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal re­ve­lou a sua qua­se nu­la uti­li­da­de.

Fim do pro­ce­di­men­to es­pe­ci­al

As­pec­tos co­mo a eli­mi­na­ção do pro­ce­di­men­to es­pe­ci­al pa­ra a con­tra­ta­ção de ser­vi­ços de con­sul­to­ria e a ins­ti­tui­ção de um no­vo re­gi­me de­di­ca­do aos acor­dos­qua­dro co­mo ins­tru­men­tos es­pe­ci­ais de con­tra­ta­ção fo­ram pon­de­ra­dos pe­lo le­gis­la­dor, na apli­ca­ção da lei que in­cor­po­ra igual­men­te o re­gi­me de exe­cu­ção de con­tra­tos re­fe­ren­tes a em­prei­ta­das, bens e ser­vi­ços.

O Ser­vi­ço Na­ci­o­nal da Con­tra­ta­ção Pú­bli­ca (SNCP), ór­gão tu­te­la­do pe­lo Ministério das Fi­nan­ças, pro­ce­deu à ela­bo­ra­ção de um con­jun­to de re­gu­la­men­tos as­so­ci­a­dos à Lei dos Con­tra­tos Pú­bli­cos e re­a­li­za ses­sões de au­di­to­ria jun­to de ins­ti­tui­ções pú­bli­cas em co­la­bo­ra­ção com a Ins­pec­ção Ge­ral da Ad­mi­nis­tra­ção do Es­ta­do, pa­ra afe­rir a con­for­mi­da­de dos pro­ce­di­men­tos de con­tra­ta­ção pú­bli­ca.

Com a no­va lei, reu­zem-se vá­ri­os pro­ce­di­men­tos bu­ro­crá­ti­cos que tor­nam mo­ro­so o aces­so ao fun­ci­o­na­lis­mo pú­bli­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.