Mor­reu an­ti­go Che­fe de Es­ta­do António Mas­ca­re­nhas Monteiro

Jornal de Angola - - PORTADA -

Os can­di­da­tos às elei­ções pre­si­den­ci­ais de 2 de Ou­tu­bro em Ca­bo Ver­de sus­pen­de­ram on­tem a cam­pa­nha elei­to­ral após a no­tí­cia da mor­te do an­ti­go Pre­si­den­te ca­bo­ver­di­a­no Mas­ca­re­nhas Monteiro.

Na sua pá­gi­na ofi­ci­al na re­de so­ci­al Fa­ce­bo­ok, a can­di­da­tu­ra do ac­tu­al Pre­si­den­te e can­di­da­to à re­e­lei­ção, Jor­ge Car­los Fon­se­ca, anun­ci­ou a sus­pen­são de to­das as ac­ti­vi­da­des de cam­pa­nha até se­gun­da-fei­ra.

“Foi com pro­fun­do pe­sar, tris­te­za e cons­ter­na­ção que re­ce­be­mos a no­tí­cia do fa­le­ci­men­to de António Mas­ca­re­nhas Monteiro, pri­mei­ro Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca elei­to de­mo­cra­ti­ca­men­te, uma fi­gu­ra sem pa­ra­le­lo na his­tó­ria de Ca­bo Ver­de, mas aci­ma de tu­do um ami­go de sem­pre de Jor­ge Car­los Fon­se­ca e de to­da a sua equi­pa de tra­ba­lho”, es­cre­veu a can­di­da­tu­ra.

A can­di­da­tu­ra en­de­re­çou ain­da aos “fa­mi­li­a­res, ami­gos e com­pa­nhei­ros” de António Mas­ca­re­nhas Monteiro “sen­ti­das con­do­lên­ci­as”.

Jor­ge Car­los Fon­se­ca es­ta­va em ac­ti­vi­da­de de cam­pa­nha na ilha de São Vi­cen­te, ten­do agen­da­do pa­ra es­ta noi­te um co­mí­cio-fes­ta no bair­ro de Mon­te Sos­se­go.

Tam­bém a can­di­da­tu­ra de Al­ber­ti­no Gra­ça anun­ci­ou, du­ran­te o seu tem­po de an­te­na na rá­dio pú­bli­ca de Ca­bo Ver­de (RCV) e na pá­gi­na ofi­ci­al na re­de so­ci­al Fa­ce­bo­ok, a sus­pen­são de to­das as ac­ções de cam­pa­nha. “A can­di­da­tu­ra in­for­ma que sus­pen­de por dois di­as as ac­ti­vi­da­des de cam­pa­nha em ho­me­na­gem ao le­ga­do do Pre­si­den­te António Mas­ca­re­nhas Monteiro”, adi­an­tou. “À fa­mí­lia en­lu­ta­da e a to­dos os ca­bo-ver­di­a­nos as nos­sas mais sen­ti­das con­do­lên­ci­as”, acres­cen­tou. Al­ber­ti­no Gra­ça, que na quin­ta-fei­ra ti­nha já can­ce­la­do ac­ções de cam­pa­nha em São Vi­cen­te de­vi­do à chu­va, es­ta­ria em con­tac­to com os elei­to­res no in­te­ri­or da ilha de San­ti­a­go.

Fon­te da can­di­da­tu­ra de Jo­a­quim Jai­me Monteiro, o ter­cei­ro no­me na cor­ri­da, que nos pri­mei­ros dois di­as de cam­pa­nha tem es­ta­do em San­to An­tão, dis­se que é tam­bém in­ten­ção do can­di­da­to sus­pen­der a cam­pa­nha.

O can­di­da­to ma­ni­fes­tou cons­ter­na­ção pe­la mor­te do an­ti­go Pre­si­den­te, que con­si­de­rou “um gran­de ami­go e com­pa­nhei­ro de lu­ta”.

O an­ti­go Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca de Ca­bo Ver­de António Mas­ca­re­nhas Monteiro fa­le­ceu on­tem aos 72 anos, na ci­da­de da Praia, ví­ti­ma de do­en­ça pro­lon­ga­da. Na­tu­ral de San­ta Catarina de San­ti­a­go, ju­ris­ta e ma­gis­tra­do, António Mas­ca­re­nhas Monteiro foi o pri­mei­ro Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca de Ca­bo Ver­de elei­to por vo­to di­rec­to e uni­ver­sal, em Fe­ve­rei­ro de 1991, com o apoio do Mo­vi­men­to pa­ra a De­mo­cra­cia (MpD).

Cin­co anos de­pois, em 1992, foi re­e­lei­to sem qual­quer ad­ver­sá­rio, de no­vo com o apoio do MpD.

DR

Mor­reu o an­ti­go Pre­si­den­te de Ca­bo Ver­de António Mas­ca­re­nhas Monteiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.