An­go­la e RDC as­si­nam no­vo acor­do

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Os parlamentos de An­go­la e da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC) es­tão a pre­pa­rar a as­si­na­tu­ra de um no­vo acor­do, pa­ra re­for­çar a co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral. A in­for­ma­ção foi avan­ça­da em Lu­an­da pe­lo pre­si­den­te do Par­la­men­to an­go­la­no, após ter re­gres­sa­do da RDC, on­de efec­tu­ou uma vi­si­ta ofi­ci­al de dois di­as.

Em declarações à im­pren­sa, Fer­nan­do Di­as dos San­tos dis­se que a in­ten­ção foi ma­ni­fes­ta­da em Kinsha­sa num en­con­tro com o pre­si­den­te do Se­na­do lo­cal e o seu ho­mó­lo­go Au­bin Mi­na­ku Nd­ja­land­jo­ko, que con­vi­dou pa­ra vi­si­tar An­go­la em da­ta a acor­dar pe­las co­mis­sões com­pe­ten­tes dos dois parlamentos.

“Eles apre­sen­ta­ram-nos a pro­pos­ta de um no­vo pro­to­co­lo de co­o­pe­ra­ção, que se­rá tra­ba­lha­do pe­las re­fe­ri­das co­mis­sões e, pro­va­vel­men­te, se­rá as­si­na­do aquan­do da vin­da de Nd­ja­land­jo­ko ao país”, in­for­mou.

O pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal sa­li­en­tou que a es­ta­da na RDC foi in­ten­sa, mas te­ve re­sul­ta­dos po­si­ti­vos. Fre­nan­do Di­as dos San­tos qua­li­fi­cou de boa a re­la­ção en­tre os dois parlamentos, mas de­fen­deu que de­ve ha­ver ac­ções mais con­cre­tas e o au­men­to do in­ter­câm­bio en­tre de­pu­ta­dos dos dois paí­ses.

“Os parlamentos têm co­mo uma das mis­sões prin­ci­pais aju­dar o re­for­ço da ami­za­de en­tre os po­vos e da co­o­pe­ra­ção en­tre os Es­ta­dos. Pen­sa­mos que po­de­mos ser mais ac­tu­an­tes no re­for­ço da co­o­pe­ra­ção eco­nó­mi­ca e em ou­tras áre­as en­tre os dois paí­ses, com re­sul­ta­dos po­si­ti­vos e com van­ta­gens re­cí­pro­cas”, re­fe­riu.

Du­ran­te a es­ta­da na RDC, o pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal par­ti­ci­pou na ce­ri­mó­nia so­le­ne de aber­tu­ra da ses­são ple­ná­ria or­di­ná­ria do Par­la­men­to da­que­le país. Fer­nan­do Di­as dos San­tos man­te­ve en­con­tros se­pa­ra­dos com de­pu­ta­dos, ou­tras en­ti­da­des e os em­bai­xa­do­res da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal so­bre a Re­gião dos Gran­des La­gos (CIRGL) acre­di­ta­dos em Kinsha­sa.

Na qua­li­da­de de pre­si­den­te do Fó­rum Par­la­men­tar da CIRGL, o lí­der do Par­la­men­to an­go­la­no reu­niu igual­men­te com o se­cre­tá­ri­o­ge­ral e o se­cre­ta­ri­a­do do re­fe­ri­do or­ga­nis­mo. Na oca­sião, mar­cou pa­ra 6 e 8 de De­zem­bro a reu­nião dos pre­si­den­tes dos parlamentos, em Car­tum, ca­pi­tal do Su­dão.

SAN­TOS PEDRO

Pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal du­ran­te a che­ga­da de Kinsha­sa ca­pi­tal da RDC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.