Re­mar­ca­da da­ta da vo­ta­ção

Jornal de Angola - - DESPORTO - TE­RE­SA LUÍS |

O fac­to de al­gu­mas as­so­ci­a­ções pro­vin­ci­ais e clu­bes não te­rem re­a­li­za­do o pro­ces­so de re­no­va­ção de man­da­tos, a co­mis­são elei­to­ral da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Atletismo (FAA) pa­ra o ci­clo olím­pi­co 2016/2020, re­mar­cou a da­ta do plei­to pa­ra 8 de No­vem­bro.

Ini­ci­al­men­te, o plei­to elei­to­ral es­ta­va mar­ca­do pa­ra 20 de Ou­tu­bro. Con­sul­ta­do o ór­gão fis­ca­li­za­dor dos pro­ces­sos elei­to­rais do Ministério da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos (Min­jud), se­gun­do o qual to­das as fe­de­ra­ções de­vem re­gu­la­ri­zar o pro­ces­so até De­zem­bro, a co­mis­são elei­to­ral de­ci­diu aguar­dar até que a po­pu­la­ção vo­tan­te es­te­ja ap­ta pa­ra vo­tar.

Car­los Rosa, António Andrade, João Ntyam­ba e Ber­nar­do João são os can­di­da­tos ao ca­dei­rão má­xi­mo da FAA. Exis­te a pos­si­bi­li­da­de de João Ntyam­ba (con­cor­ren­te der­ro­ta­do nas elei­ções de 2012) e de António Andrade for­ma­rem uma lis­ta úni­ca.

Con­tra­ri­a­men­te ao que foi no­ti­ci­a­do, Ber­nar­do Ma­nu­el, qua­dro do 1º de Agos­to, não cons­ta da lis­ta de can­di­da­tos à pre­si­dên­cia da fe­de­ra­ção.

Na úl­ti­ma As­sem­bleia Ge­ral da FAA, 12 as­so­ci­a­ções fo­ram con­si­de­ra­das ap­tas pa­ra o vo­to. A cam­pa­nha elei­to­ral vai de­cor­rer de 1 a 31 de Ou­tu­bro. Nes­ta fa­se, os con­cor­ren­tes vão-se em­pe­nhar de mo­do a con­ven­cer o elei­to­ra­do e, no dia 8 de No­vem­bro, acon­te­ce o plei­to elei­to­ral, cu­jo lo­cal ain­da não foi in­di­ca­do.

A se­guir, a co­mis­são elei­to­ral di­vul­ga os re­sul­ta­dos. Car­los Rosa con­cor­re pa­ra um ter­cei­ro man­da­to e apos­ta na con­ti­nui­da­de da for­ma­ção dos mo­ni­to­res e no lan­ça­men­to de vá­ri­os pro­jec­tos, com vis­ta à mas­si­fi­ca­ção da mo­da­li­da­de. António Andrade é an­ti­go fun­dis­ta, de­fen­de a ne­ces­si­da­de de um mai­or investimento e apos­ta nos es­ca­lões de for­ma­ção pa­ra o cres­ci­men­to do atletismo.

João Ntyam­ba foi o atle­ta an­go­la­no com mais pre­sen­ças nos Jo­gos Olím­pi­cos, no to­tal seis: (Seul) 1988, (Bar­ce­lo­na) 1992, (Atlan­ta) 1996, (Sid­ney) 2000, (Ate­nas) 2004 e (Pe­quim) 2008 e já ven­ceu du­as edi­ções da cor­ri­da São Sil­ves­tre. Ber­nar­do João é an­ti­go atle­ta do Pe­tro de Lu­an­da e já foi vi­ce­pre­si­den­te da fe­de­ra­ção no con­su­la­do de Jo­sé Paim.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.