Co­o­pe­ra­ção exem­plar na área da Saú­de

Jornal de Angola - - OPINIÃO - VICTORINO JO­A­QUIM |

A vi­ce-mi­nis­tra da Saú­de de Cu­ba, que es­tá em An­go­la des­de sex­ta-fei­ra, fi­cou im­pres­si­o­na­da on­tem, em Lu­an­da, com o em­pe­nho dos pro­fis­si­o­nais cu­ba­nos que tra­ba­lham ao la­do dos an­go­la­nos no Hos­pi­tal Jo­si­na Ma­chel.

Mar­cia Co­bas, que fa­la­va à im­pren­sa no fi­nal de uma vi­si­ta ao Hos­pi­tal Jo­si­na Ma­chel, dis­se es­tar mui­to or­gu­lho­sa, por ter cons­ta­ta­do que os pro­fis­si­o­nais cu­ba­nos es­tão mui­to em­pe­nha­dos e tra­ba­lham com to­do o pro­fis­si­o­na­lis­mo, em di­ver­sas áre­as.

“Es­te hos­pi­tal é um sím­bo­lo da boa co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses. E, se al­guém ti­ver dú­vi­da da boa co­o­pe­ra­ção que exis­te en­tre Cu­ba e An­go­la no do­mí­nio da Saú­de, bas­ta des­lo­car-se até es­te hos­pi­tal”, acres­cen­tou a vi­ce-mi­nis­tra cu­ba­na.Num en­con­tro, sex­ta-fei­ra, com o se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Saú­de, Eleu­té­rio Hi­vi­likwa, a vi­ce­mi­nis­tra cu­ba­na dis­se que a for­ma­ção aca­dé­mi­ca foi uma das ques­tões abor­da­das com o seu in­ter­lo­cu­tor.

Mar­cia Co­bas ga­ran­tiu que os mais de 1.200 es­tu­dan­tes an­go­la­nos a fa­zer for­ma­ção su­pe­ri­or em Me­di­ci­na em Cu­ba es­tão em­pe­nha­dos e que tu­do de­cor­re sem pro­ble­mas.

A vi­ce-mi­nis­tra cu­ba­na acres­cen­tou que o seu país es­tá dis­po­ní­vel pa­ra apoi­ar os an­go­la­nos em to­dos os do­mí­ni­os que os dois po­vos acha­rem con­ve­ni­en­te, com van­ta­gens re­cí­pro­cas.

Du­ran­te a vi­si­ta ao Hos­pi­tal Jo­si­na Ma­chel, a de­le­ga­ção cu­ba­na, gui­a­da pe­lo di­rec­tor-ge­ral, Le­o­nar­do Ino­cên­cio, vi­si­tou o blo­co de con­sul­tas ex­ter­nas, pas­san­do pe­lo sec­to­res de ima­gi­o­lo­gia e ozo­no­te­ra­pia. A de­le­ga­ção pas­sou pe­lo Ban­co de Ur­gên­cia, Blo­co Ope­ra­tó­rio e En­fer­ma­ri­as. Em ca­da sec­tor, Mar­cia Co­bas in­te­ra­giu com os pro­fis­si­o­nais cu­ba­nos e an­go­la­nos pa­ra se in­tei­rar do tra­ba­lho re­a­li­za­do.

O di­rec­tor-ge­ral do Hos­pi­tal, Le­o­nar­do Ino­cên­cio, ma­ni­fes­tou a sua sa­tis­fa­ção pe­la vi­si­ta e re­al­çou a im­por­tân­cia da co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses. Com a co­o­pe­ra­ção de Cu­ba, dis­se, o Hos­pi­tal Jo­si­na Ma­chel tem sa­bi­do en­con­trar as me­lho­res so­lu­ções pa­ra res­pon­der às pre­o­cu­pa­ções dos ci­da­dãos.

Dos 1.896 pro­fis­si­o­nais que tra­ba­lham no hos­pi­tal, 51 são mé­di­cos cu­ba­nos. De Cu­ba vi­e­ram equi­pa­men­tos e mei­os tec­no­ló­gi­cos que per­mi­tem tra­tar, no país, di­ver­sas do­en­ças.

CONTREIRAS PIPA

Vi­ce-mi­nis­tra da Saú­de vi­si­tou o Hos­pi­tal Jo­si­na Ma­chel e elo­gi­ou os pro­fis­si­o­nais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.