Mu­lhe­res ap­tas pa­ra o fa­bri­co de sa­bão

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - WEZA PASCOAL | Me­non­gue

Um to­tal de 98 mu­lhe­res da Igre­ja Bom Deus, na pro­vín­cia do Cuando Cubango, ter­mi­nou na se­ma­na fin­da, na ci­da­de de Me­non­gue, uma ac­ção for­ma­ti­va so­bre téc­ni­cas de fa­bri­co de sa­bão ca­sei­ro.

Pro­mo­vi­da pe­la Di­rec­ção Pro­vin­ci­al da Fa­mí­lia e Pro­mo­ção da Mu­lher, a ac­ção for­ma­ti­va te­ve a du­ra­ção de dois di­as, com o ob­jec­ti­vo mu­nir as par­ti­ci­pan­tes de co­nhe­ci­men­tos que lhes per­mi­tam fa­bri­car sa­bão ca­sei­ro, uma for­ma de ob­te­rem um ofí­cio e sus­ten­ta­rem as su­as fa­mí­li­as.

A di­rec­to­ra pro­vin­ci­al da Fa­mí­lia e Pro­mo­ção da Mu­lher, Flo­rin­da Ca­ton­go, ex­pli­cou que o sa­bão ca­sei­ro é fei­to com ba­se nu­ma mis­tu­ra ho­mo­gé­nea de fu­ba de mi­lho, so­da, óleo de pal­ma e água. Acres­cen­tou que, des­de o iní­cio des­te pro­jec­to no Cuando Cubango, em 2015, já fo­ram for­ma­das 148 mu­lhe­res das co­mu­ni­da­des ru­rais, das quais 30 per­ten­cen­tes à co­mu­ni­da­de khoi­san.

Se­gun­do a di­rec­to­ra, a ideia é es­ten­der o pro­jec­to em to­das as co­mu­nas e al­dei­as da pro­vín­cia, pa­ra que as mu­lhe­res, so­bre­tu­do as das co­mu­ni­da­des ru­rais, pos­sam be­ne­fi­ci­ar da ac­ção for­ma­ti­va e re­du­zir a fo­me e a po­bre­za. “Es­ta­mos a tra­ba­lhar pa­ra que es­tas mu­lhe­res cri­em as­so­ci­a­ções pa­ra o fa­bri­co do sa­bão e sem­pre que ti­ve­rem di­fi­cul­da­des em ad­qui­rir a so­da, que é o ele­men­to mais di­fí­cil de se en­con­trar no mer­ca­do, so­li­ci­tem à Di­rec­ção da Fa­mí­lia e Pro­mo­ção da Mu­lher pa­ra aju­dá-las a ob­ter es­te pro­du­to, que é fun­da­men­tal”, dis­se.

Ex­pli­cou que a sua ins­ti­tui­ção re­me­teu uma in­for­ma­ção a to­das as ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais no sen­ti­do de cri­a­rem as con­di­ções ne­ces­sá­ri­as pa­ra que os téc­ni­cos da Di­rec­ção da Fa­mí­lia e Pro­mo­ção da Mu­lher se des­lo­quem aos mu­ni­cí­pi­os pa­ra dar for­ma­ção às mu­lhe­res in­te­res­sa­das.

Flo­rin­da Ca­ton­go dis­se que, ape­sar dos es­for­ços, as mu­lhe­res da pro­vín­cia ne­ces­si­tam de mais opor­tu­ni­da­des pa­ra se in­se­ri­rem no mer­ca­do de tra­ba­lho, co­mo in­cen­ti­vos fi­nan­cei­ros pa­ra de­sen­vol­ve­rem pe­que­nos ne­gó­ci­os e sus­ten­ta­rem as su­as fa­mí­li­as.

SAN­TOS PE­DRO

Mu­lhe­res no Cuando Cubango com mais co­nhe­ci­men­tos pa­ra fa­bri­car sa­bão ca­sei­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.