Mais de metade da po­pu­la­ção

Tem aces­so à In­ter­net mó­vel

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

O al­can­ce da ban­da lar­ga mó­vel em Áfri­ca su­biu 54 por cen­to em re­la­ção ao ano pas­sa­do, in­di­ca um re­la­tó­rio das Na­ções Uni­das.

O re­la­tó­rio “O Es­ta­do da Ban­da Lar­ga”, di­vul­ga­do por uma co­mis­são da ONU, re­fe­re que a mai­o­ria das as­si­na­tu­ras de te­le­mó­veis es­tá lo­ca­li­za­da em paí­ses de ren­da bai­xa ou mé­dia.

A Co­mis­são de Ban­da Lar­ga da ONU pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel su­bli­nha que em Áfri­ca fun­ci­o­nam mais de 560 mi­lhões de te­le­mó­veis e os apa­re­lhos smartpho­nes são o prin­ci­pal meio uti­li­za­do pa­ra aces­sar a In­ter­net.

O do­cu­men­to re­fe­re que ape­sar dis­so, em al­guns paí­ses, co­mo Ru­an­da, Qué­nia e Ugan­da, a po­pu­la­ção es­pe­ra que ini­ci­a­ti­vas pa­ra le­var a In­ter­net às re­si­dên­ci­as se­jam am­pli­a­das.

A Co­mis­são da ONU ex­pli­ca que a co­mu­ni­ca­ção mó­vel foi uma das prin­ci­pais res­pon­sá­veis pe­lo cres­ci­men­to eco­nó­mi­co e so­ci­al da ac­tu­a­li­da­de e con­ti­nua a in­di­car mui­tas das so­lu­ções ne­ces­sá­ri­as pa­ra os de­sa­fi­os de de­sen­vol­vi­men­to do mun­do.

Mas o re­la­tó­rio cha­ma a aten­ção pa­ra os cus­tos da In­ter­net. A ban­da lar­ga cus­ta o equi­va­len­te a 1,7 por cen­to da ren­da mé­dia das fa­mí­li­as dos paí­ses de­sen­vol­vi­dos. Já nos paí­ses em de­sen­vol­vi­men­to, o cus­to é de 31 por cen­to. Po­rém, qu­em vi­ve em Áfri­ca pa­ga ain­da mais ca­ro: o pa­co­te de ban­da lar­ga men­sal cus­ta 64 por cen­to da ren­da mé­dia.

Ou­tro fac­to que cha­ma a aten­ção tem a ver com leis vol­ta­das pa­ra a se­gu­ran­ça ci­ber­né­ti­ca: em Áfri­ca, me­nos de qua­tro en­tre 10 paí­ses têm leis vol­ta­das pa­ra a pro­te­ção de da­dos e pri­va­ci­da­de dos usuá­ri­os da In­ter­net. O re­la­tó­rio afir­ma que 3,9 mil mi­lhões de pes­so­as no mun­do não têm aces­so à In­ter­net. Ao mes­mo tem­po, o to­tal de as­si­na­tu­ras do te­le­mó­vel ou ou­tros apa­re­lhos mó­veis es­tá a cres­cer e de­ve al­can­çar 3,6 mil mi­lhões de inscrições até ao fim do ano.

Se­gun­do o do­cu­men­to “O Es­ta­do da Ban­da Lar­ga 2016”, a Ni­gé­ria es­tá en­tre os seis paí­ses que abri­gam 55 por cen­to da po­pu­la­ção of­fli­ne. As ou­tras na­ções são Chi­na, Ín­dia, In­do­né­sia, Pa­quis­tão e Ban­gla­desh.

Cus­tos da In­ter­net são ele­va­dos em Áfri­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.