Res­ga­te de va­lo­res em pal­co

Jornal de Angola - - LAZER - RO­QUE SIL­VA |

O co­lec­ti­vo Tuabixila apre­sen­ta ho­je, às 20h00, no Cen­tro Cul­tu­ral Ma­xin­de, em Lu­an­da, a pe­ça “Mi­nha so­gra... mi­nha na­mo­ra­da”, que re­tra­ta um re­la­ci­o­na­men­to im­pro­vá­vel nu­ma so­ci­e­da­de nor­mal.

A pe­ça, de 50 mi­nu­tos de du­ra­ção e en­ce­na­da Síl­vio Gra­va­ta, nar­ra a his­tó­ria de uma mu­lher con­ser­va­do­ra que se en­vol­ve num ca­so amo­ro­so com o gen­ro, de­pois do as­sé­dio e de uma pres­são psi­co­ló­gi­ca da mãe da na­mo­ra­da, a per­so­na­gem prin­ci­pal da his­tó­ria.

De­fen­so­ra acér­ri­ma de há­bi­tos e cos­tu­mes antigos e da edu­ca­ção que re­ce­beu no pas­sa­do, as­pec­tos que exi­ge dos fi­lhos, Eva cai em ten­ta­ção pe­los atri­bu­tos fí­si­cos do na­mo­ra­do da fi­lha, Ro­si­ta. Es­ta cai em frus­tra­ção e es­sa ce­na tor­na o es­pec­tá­cu­lo mais in­te­res­san­te.

O es­pec­tá­cu­lo é uma co­mé­dia, es­cri­ta por Do­min­gos Jo­sé Ma­nu­el, com um for­te cu­nho pe­da­gó­gi­co, no qu­al se pro­põe uma re­fle­xão da so­ci­e­da­de pa­ra as re­la­ções con­ju­gais.

Com a exi­bi­ção des­ta pe­ça, o gru­po cha­ma a aten­ção da so­ci­e­da­de, por via de uma co­mu­ni­ca­ção di­rec­ta com o pú­bli­co, por for­ma a aju­dar a va­lo­ri­zar mais os há­bi­tos, cos­tu­mes e tra­di­ções an­go­la­nas, que têm es­ta­do a de­sa­pa­re­cer.

Na­mo­rar com res­pon­sa­bi­li­da­de, con­ser­var os va­lo­res mo­rais e cí­vi­cos, pre­ser­var e pôr em prá­ti­ca os con­se­lhos dos mais ve­lhos cons­tam en­tre os as­pec­tos que mo­ti­va­ram o gru­po a en­ce­nar a pe­ça.

Fun­da­do a 7 de Mar­ço de 2000, por jo­vens re­li­gi­o­sos da Igre­ja Ca­tó­li­ca, o gru­po Tuabixila con­ta, ac­tu­al­men­te, com 20 in­te­gran­tes, dos 21 aos 51 anos.

Das 17 pe­ças exi­bi­das pe­lo gru­po, des­ta­cam-se “Fa­tos e fo­tos”, ven­ce­do­ra do Pré­mio Ci­da­de Lu­an­da 2009, “Coi­sa de Lu­an­da”, “Dia do ca­sa­men­to”, “Li­nhas cru­za­das”, “Lu­an­da ki­an­da” e “Lu­ta ar­ma­da”, com o qu­al con­cor­reu no Pré­mio de Te­a­tro Ki­lam­ba.

Can­to­res da no­va ge­ra­ção da mú­si­ca an­go­la­na dis­pu­tam ho­je, às 19h00, no es­pa­ço Link, no Ga­mek à di­rei­ta, Mor­ro Ben­to, em Lu­an­da, por um lu­gar na fi­nal do I Fes­ti­val de Mú­si­ca Vo­zes de An­go­la, uma ini­ci­a­ti­va da rá­dio Unia.

O fes­ti­val é re­a­li­za­do sob o le­ma “Ta­len­tos que can­tam re­lí­qui­as do país” e o jú­ri vai es­co­lher as oi­to me­lho­res in­ter­pre­ta­ções de can­ções da au­to­ria de mú­si­cos da ve­lha ge­ra­ção de um gru­po de 12 ta­len­tos.

Os se­mi-fi­na­lis­tas vão apre­sen­tar dois nú­me­ros, sen­do um te­ma à sua es­co­lha e ou­tro de­fi­ni­do pe­la or­ga­ni­za­ção. O re­per­tó­rio atra­vés do qu­al os can­to­res vão-se apre­sen­tar tem mú­si­cas de Eli­as dya Ki­mu­e­zo, Os Ki­e­zos, Wal­de­mar Bas­tos, Rui Min­gas, Fi­li­pe Mu­ken­ga, Car­los La­mar­ti­ne, Bon­ga, Zé do Pau, Toy Ca­e­ta­no e Car­los Bu­rity.

Fa­zem ain­da par­te te­mas de Te­ta Lan­do, Ar­tur Nu­nes, An­dré Min­gas, Be­li­ta Pal­ma, Da­vid Zé, Lour­des Van-dúnem e So­fia Ro­sa.

Eli­as dya Ki­mu­e­zo, Fi­li­pe Mu­ken­ga, Car­los La­mar­ti­ne e Te­ta Lan­do, a tí­tu­lo pós­tu­mo, fo­ram ho­me­na­ge­a­dos no do­min­go pas­sa­do pe­la or­ga­ni­za­ção, du­ran­te uma ga­la em que os seus fa­mi­li­a­res re­ce­be­ram cer­ti­fi­ca­dos de re­co­nhe­ci­men­to pe­la sua con­tri­bui­ção na mú­si­ca an­go­la­na.

DR

Pe­ça do Tuabixila con­de­na a per­da de va­lo­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.