Jornal de Angola

Combates intensos provocam mais fuga de pessoas do país

-

Os combates entre as forças governamen­tais e os rebeldes, que aumentaram de intensidad­e nos últimos dias no Sudão do Sul, provocaram a fuga de mais de 185 mil pessoas, o que eleva para mais de um milhão o número de refugiados do país, indicaram as Nações Unidas.

“O número de refugiados sul-sudaneses acolhidos em países vizinhos superou nesta semana a marca do milhão”, disse na sexta-feira um porta-voz da agência da ONU para os refugiados HCR em Genebra.

O Sudão do Sul soma-se, assim, à Síria, Afeganistã­o e Somália, três países com mais de um milhão de refugiados, informou o HCR.

Além disso, outros 1,6 milhões de sul-sudaneses estão deslocados dentro do país, segundo dados fornecidos pelas agências humanitári­as. O Sudão do Sul está assolado por uma guerra civil desde Dezembro de 2013 e o conflito intensific­ou-se em Julho. A maioria dos novos refugiados registados pelo HCR atravessar­am a fronteira em direcção ao Uganda.

Alguns foram para a Etiópia e outros para o Quénia, República Democrátic­a do Congo (RDC) e República Centro-Africana. O Sudão do Sul tornou-se independen­te do Sudão em Julho de 2001, após 25 anos de guerra civil.

Mas o país voltou a afundar-se numa nova guerra civil em Dezembro de 2013, conflito que também tem uma componente étnico e que deixou várias dezenas de milhares de mortos. Pelo menos cinco milhões, mais de um terço da população, podem enfrentar crise alimentar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola