Te­a­tro de qua­li­da­de che­ga à Ci­da­de do Se­que­le

Jornal de Angola - - CULTURA - RO­QUE SIL­VA |

A his­tó­ria da lu­ta de li­ber­ta­ção na­ci­o­nal apre­sen­ta­da on­tem e sá­ba­do, na Ci­da­de do Se­que­le, em Lu­an­da, pe­lo gru­po Art Seq, du­ran­te a exi­bi­ção da pe­ça “Di­pan­da”, mar­cou o iní­cio das ac­ti­vi­da­des de te­a­tro na­que­la lo­ca­li­da­de.

O es­pec­tá­cu­lo, en­ce­na­do por Mi­guel Sa­mu­pa­fo, re­tra­ta a His­tó­ria de An­go­la, des­de a che­ga­da dos por­tu­gue­ses à foz do rio Con­go (Zai­re), di­ri­gi­dos por Di­o­go Cão, em 1482, até à pro­cla­ma­ção da In­de­pen­dên­cia, em 1975, por Agostinho Neto.

O des­con­ten­ta­men­to dos an­go­la­nos pe­la pre­sen­ça dos co­lo­ni­za­do­res, as reu­niões dos au­tóc­to­nes on­de era de­li­ne­a­da a lu­ta pe­la li­ber­da­de, o iní­cio das ma­ni­fes­ta­ções po­pu­la­res, os acon­te­ci­men­tos da Bai­xa de Kas­san­je que pro­vo­cou a fuga de cen­te­nas de an­go­la­nos pa­ra paí­ses vi­zi­nhos, tam­bém me­re­ce­ram des­ta­que na pe­ça re­pre­sen­ta­da por ac­to­res dos 10 aos 22 anos. A pe­ça, ape­sar da his­tó­ria dra­má­ti­ca, foi apre­sen­ta­da com hu­mor, num palco im­pro­vi­sa­do, uma vez a lo­ca­li­da­de não dis­põe de um es­pa­ço con­dig­no pa­ra a exi­bi­ção de pe­ças de te­a­tro.

A pe­ça mar­ca o iní­cio do te­a­tro na Ci­da­de do Se­que­le, dois anos de­pois de a Ad­mi­nis­tra­ção lo­cal tem as­su­mi­do fun­ções, num pro­jec­to que pre­vê a di­na­mi­za­ção da ar­te de re­pre­sen­tar e da mo­da. O ob­jec­ti­vo, se­gun­do o res­pon­sá­vel, Chong dos San­tos, con­sis­te em ocu­par os tem­pos li­vres dos re­si­den­tes com te­a­tro pe­da­gó­gi­co e de qua­li­da­de, com o apoio da Ad­mi­nis­tra­ção do Se­que­le.

A ini­ci­a­ti­va vi­sa igual­men­te pre­en­cher uma la­cu­na cul­tu­ral na Ci­da­de do Se­que­le, com apre­sen­ta­ção de pe­ças de te­a­tro du­as ve­zes por mês nu­ma pri­mei­ra fa­se. O gru­po Art Seq sur­giu há um ano, de­pois de apu­ra­dos 50 jo­vens, que de­pois de um en­saio fre­quen­ta­ram uma for­ma­ção em ar­tes dra­má­ti­cas.

DR

Exi­bi­ção de te­a­tro mo­vi­men­ta o Se­que­le

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.