Or­ga­ni­za­ção pre­pa­ra pro­va de ci­clis­mo

Jornal de Angola - - DESPORTO - AR­MIN­DO PE­REI­RA |

Os or­ga­ni­za­do­res da II edi­ção do Gran­de Pré­mio Orped An­go­la em ci­clis­mo, com uma ex­ten­são de 257 km, agen­dou a reu­nião téc­ni­ca pa­ra o dia 27 do cor­ren­te às 18h00, três di­as de­pois da da­ta pre­vis­ta pa­ra o fe­cho das ins­cri­ções da pro­va a ser dis­pu­ta­da de 30 de Se­tem­bro a 2 de Ou­tu­bro, nas clas­ses Eli­te, Jú­ni­or, Ca­de­te e Ma­ter.

Nes­ta al­tu­ra as equi­pas que até ao mo­men­to con­fir­ma­ram pre­sen­ça na pro­va que vai de­cor­rer em Lu­an­da pe­la pri­mei­ra vez, es­me­ram-se na bus­ca da me­lhor per­for­man­ce fí­si­ca e téc­ni­ca, de mo­do a abor­dar as três eta­pas, de­fi­ni­das em con­tra-re­ló­gio in­di­vi­du­al, pro­va de fun­do e cir­cui­to fe­cha­do.

Pa­ra­le­la­men­te aos as­pec­tos ad­mi­nis­tra­ti­vos, os or­ga­ni­za­do­res con­ti­nu­am à pro­cu­ra de par­cei­ros e po­ten­ci­ais patrocinadores. Foi cri­a­do um apli­ca­ti­vo "Orped An­go­la", que po­de ser ace­di­do por um te­le­mó­vel e, des­te mo­do, ob­ter in­for­ma­ções do guia téc­ni­co, cro­nó­me­tro de con­ta­gem re­gres­si­va pa­ra a par­ti­da, no­me dos atle­tas ins­cri­tos e clas­si­fi­ca­ção do Gran­de Pré­mio em tem­po re­al.

A eta­pa inau­gu­ral cor­res­pon­de a 25 km de con­tra-re­ló­gio in­di­vi­du­al, no mu­ni­cí­pio de Ico­lo e Bengo, no dia 30. No dia se­guin­te os ci­clis­tas dis­pu­tam a pro­va de fun­do, en­tre Ca­te­te e o San­tuá­rio da Nos­sa Srª da Mu­xi­ma, eta­pa que re­quer uma pre­pa­ra­ção fí­si­ca aci­ma da mé­dia, pa­ra fa­zer fa­ce aos 120 km es­ti­pu­la­dos. Por ul­ti­mo, a Baía de Lu­an­da foi o lo­cal es­co­lhi­do co­mo palco do cir­cui­to fe­cha­do, 42,45 km em 15 vol­tas.

A cor­ri­da es­tá aber­ta a equi­pas na­ci­o­nais, in­ter­na­ci­o­nais, gru­pos des­por­ti­vos, ci­clis­tas in­di­vi­du­ais e ou­tras es­tru­tu­ras au­to­ri­za­das pe­lo Re­gu­la­men­to Téc­ni­co de Ci­clis­mo da As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Lu­an­da (APCIL). São es­pe­ra­das 12 agre­mi­a­ções da ca­pi­tal, Ben­gue­la e Hu­am­bo, que já con­fir­ma­ram pre­sen­ça, per­fa­zen­do um to­tal de 120 ci­clis­tas, de acor­do com Bru­no Ca­si­mi­ro, afec­to à or­ga­ni­za­ção.

As equi­pas se­rão com­pos­tas por no­ve atle­tas. To­das as que ex­ce­de­rem es­te nú­me­ro de­ve­rão ins­cre­ver­se co­mo equi­pa “A” e “B”. Os re­gu­la­men­tos per­mi­tem que ca­da for­ma­ção te­nha o di­rei­to de acom­pa­nhar com car­ro de apoio os seus ci­clis­tas, sem­pre que hou­ver um co­mis­sá­rio dis­po­ní­vel pa­ra se­guir no in­te­ri­or do mes­mo. O veí­cu­lo de­ve­rá man­ter a dis­tân­cia mí­ni­ma de 25 me­tros atrás do ci­clis­ta.

Não é per­mi­ti­do o abas­te­ci­men­to líquido e só­li­do do ci­clis­ta, en­quan­to de­cor­rer a cor­ri­da de con­tra-re­ló­gio in­di­vi­du­al. A clas­si­fi­ca­ção ge­ral in­di­vi­du­al por tem­po ob­tém-se atra­vés da so­ma dos tem­pos con­se­gui­dos em to­das as eta­pas por ca­da cor­re­dor, sen­do o me­lhor clas­si­fi­ca­do o que me­nor tem­po cro­no­me­tra­do.

Por equi­pas é de­fi­ni­da pe­la so­ma dos três me­lho­res tem­pos in­di­vi­du­ais dos ci­clis­tas de ca­da equi­pa.

JO­SÉ SO­A­RES

Ci­clis­tas vão dis­pu­tar pro­va de re­sis­tên­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.