REU­NIÃO DA AS­SEM­BLEIA GE­RAL DAS NA­ÇÕES UNI­DAS ONU­dis­cu­te cri­se de re­fu­gi­a­dos

Jornal de Angola - - DESPORTO - JO­SI­NA DE CARVALHO |

A As­sem­bleia Ge­ral da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU) co­me­ça a dis­cu­tir ho­je, em No­va Ior­que, os gran­des mo­vi­men­tos de re­fu­gi­a­dos e mi­gran­tes que se re­gis­tam ac­tu­al­men­te no mun­do.

De­ze­nas de Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no es­tão em No­va Ior­que. O Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Ma­nu­el Vi­cen­te, re­pre­sen­ta no en­con­tro o Che­fe de Es­ta­do an­go­la­no, Jo­sé Eduardo dos San­tos.

A 71ª ses­são da As­sem­bleia Ge­ral da ONU foi ofi­ci­al­men­te aber­ta dia 13, com uma ce­ri­mó­nia mar­ca­da pe­la pas­sa­gem da pre­si­dên­cia do po­lí­ti­co di­na­marquês Mo­gens Lyk­ke­toft pa­ra o em­bai­xa­dor Pe­ter Thom­som, re­pre­sen­tan­te per­ma­nen­te de Fi­ji jun­to da ONU. Co­mo é tra­di­ção des­de a pri­mei­ra As­sem­bleia Ge­ral, que acon­te­ceu em 1947, o Bra­sil abre o de­ba­te ge­ral. Mi­chel Te­mer faz a sua es­treia co­mo Pre­si­den­te do Bra­sil. O en­con­tro so­bre re­fu­gi­a­dos vai até 26 de Se­tem­bro.

A or­ga­ni­za­ção mun­di­al agen­dou a ses­são so­bre os re­fu­gi­a­dos e mi­gran­tes com o ob­jec­ti­vo de pro­mo­ver uma dis­cus­são mais hu­ma­na e co­or­de­na­da so­bre a ques­tão, in­cen­ti­var a im­ple­men­ta­ção de um pro­jec­to pa­ra a me­lho­ria da res­pos­ta in­ter­na­ci­o­nal e for­ta­le­cer a co­o­pe­ra­ção en­tre os go­ver­nos.

Além dos Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no, par­ti­ci­pam nes­te de­ba­te alar­ga­do mi­nis­tros e lí­de­res do Sis­te­ma das Na­ções Uni­das, re­pre­sen­tan­tes da so­ci­e­da­de ci­vil, do sec­tor pri­va­do, de or­ga­ni­za­ções in­ter­na­ci­o­nais e de ins­ti­tui­ções aca­dé­mi­cas.

A si­tu­a­ção dos re­fu­gi­a­dos e mi­gran­tes vai ain­da ser ana­li­sa­da ama­nhã pe­lo Pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos, Ba­rack Oba­ma, e seus ho­mó­lo­gos dos qua­tro can­tos do mun­do. O en­con­tro é uma ini­ci­a­ti­va do Pre­si­den­te nor­te-ame­ri­ca­no, em par­ce­ria com os Go­ver­nos do Ca­na­dá, Etió­pia, Ale­ma­nha, Jor­dâ­nia, Mé­xi­co e Sué­cia, pa­ra ape­lar aos Es­ta­dos-mem­bros da ONU a apoi­a­rem es­tes ci­da­dãos pro­ve­ni­en­tes de vá­ri­as par­tes do mun­do.

O de­ba­te ge­ral des­ta ses­são do ór­gão mais re­pre­sen­ta­ti­vo da ONU ter­mi­na na pró­xi­ma se­gun­da-fei­ra. Pa­ra ama­nhã es­tá agen­da­do um even­to es­pe­ci­al que mar­ca o ani­ver­sá­rio de um ano da Agen­da 2030 pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel, um con­jun­to de 17 Ob­jec­ti­vos de De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel e 169 me­tas que bus­cam so­lu­ci­o­nar os prin­ci­pais de­sa­fi­os do pla­ne­ta, co­mo a fo­me, a po­bre­za e as mu­dan­ças cli­má­ti­cas, en­tre ou­tros.

Na quar­ta-fei­ra, acon­te­ce um even­to de Al­to Ní­vel acer­ca do Acor­do de Pa­ris so­bre Mu­dan­ças Cli­má­ti­cas, quan­do os Es­ta­dos­mem­bros da ONU são con­vi­da­dos a de­po­si­tar os seus ins­tru­men­tos de ra­ti­fi­ca­ção ou ade­são, ou se com­pro­me­te­rão pu­bli­ca­men­te a fa­zê-lo ain­da es­te ano. Pa­ra en­trar em vi­gor, o Acor­do de Pa­ris pre­ci­sa de 55 ins­tru­men­tos de ra­ti­fi­ca­ção ou ade­são, sen­do que até ao mo­men­to 19 paí­ses já o fi­ze­ram. Pa­ra­le­la­men­te, é re­a­li­za­do o Fó­rum de Ne­gó­ci­os Es­ta­dos Uni­dos-Áfri­ca, com a par­ti­ci­pa­ção dos Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no dos Es­ta­dos-mem­bros da ONU, in­cluin­do pre­si­den­tes de con­se­lhos de ad­mi­nis­tra­ção de im­por­tan­tes com­pa­nhi­as ame­ri­ca­nas e afri­ca­nas do sec­tor do co­mér­cio. Na quin­ta-fei­ra, acon­te­ce a reu­nião de al­to ní­vel so­bre o di­rei­to ao de­sen­vol­vi­men­to, co­mo uma opor­tu­ni­da­de pa­ra a co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal re­a­fir­mar o seu com­pro­mis­so nes­te as­pec­to.

Fun­da­da em 1945 sob a Car­ta das Na­ções Uni­das, a As­sem­bleia Ge­ral ocu­pa uma po­si­ção pri­vi­le­gi­a­da co­mo o cen­tro de­li­be­ra­ti­vo, for­mu­la­dor de po­lí­ti­cas e ór­gão re­pre­sen­tan­te das Na­ções Uni­das.

For­ma­da por to­dos os 193 Es­ta­dos-mem­bros das Na­ções Uni­das, for­ne­ce um fó­rum úni­co pa­ra a dis­cus­são mul­ti­la­te­ral de to­do o es­pec­tro de ques­tões in­ter­na­ci­o­nais abran­gi­das pe­la Car­ta e de­sem­pe­nha tam­bém um pa­pel sig­ni­fi­ca­ti­vo no pro­ces­so de nor­ma­li­za­ção e co­di­fi­ca­ção do di­rei­to in­ter­na­ci­o­nal. AAs­sem­bleia reú­ne-se in­ten­sa­men­te de Se­tem­bro a De­zem­bro de ca­da ano.

Reu­niões mi­nis­te­ri­ais

Os mi­nis­tros das Relações Exteriores do Gru­po 77 e as au­to­ri­da­des chi­ne­sas reú­nem-se sex­ta-fei­ra, com o ob­jec­ti­vo de con­cer­tar po­si­ções pa­ra uma me­lhor ar­ti­cu­la­ção, pro­mo­ção de in­te­res­ses eco­nó­mi­cos e so­ci­ais co­lec­ti­vos, e de es­tu­dar a me­lho­ria da ca­pa­ci­da­de con­jun­ta de ne­go­ci­a­ção em re­la­ção aos gran­des te­mas eco­nó­mi­cos den­tro do Sis­te­ma das Na­ções Uni­das e pro­mo­ver a co­o­pe­ra­ção Sul-Sul pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to. Os mi­nis­tros das Relações Exteriores da Co­mu­ni­da­de dos Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa (CPLP) vão tam­bém ter um en­con­tro no de­cor­rer da 71ª ses­são da As­sem­bleia Ge­ral da ONU. Pa­ra se­gun­da-fei­ra, úl­ti­mo dia do mag­no even­to da mai­or or­ga­ni­za­ção mun­di­al, es­tá pro­gra­ma­da a reu­nião de al­to ní­vel so­bre o Dia In­ter­na­ci­o­nal pa­ra a Eli­mi­na­ção To­tal de Ar­mas Nu­cle­a­res.

AFP

Mi­lha­res de re­fu­gi­a­dos de zo­nas em con­fli­to mor­re­ram na tra­ves­sia do Me­di­ter­râ­neo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.