For­ças do gru­po ter­ro­ris­ta so­ma­li to­mam quar­tel às for­ças ar­ma­das

Jornal de Angola - - PARTADA -

Re­bel­des da or­ga­ni­za­ção ter­ro­ris­ta so­ma­li Al Sha­bab as­su­mi­ram no sá­ba­do o con­tro­lo de uma ba­se do Exér­ci­to na lo­ca­li­da­de de Mu­ri, na re­gião do Bai­xo Sha­bel­le, a sul da ca­pi­tal da So­má­lia, no­ti­ci­ou a im­pren­sa lo­cal.

As au­to­ri­da­des ain­da não se pro­nun­ci­a­ram so­bre a to­ma­da do quar­tel, nem fo­ram anun­ci­a­das me­di­das de co­mo as For­ças Ar­ma­das pen­sam in­ver­ter o qua­dro.

Se­gun­do in­for­ma­ções não con­fir­ma­das, a Al Sha­bab re­a­li­zou um ata­que em gran­de es­ca­la, ten­do obri­ga­do os sol­da­dos go­ver­na­men­tais a aban­do­nar a ba­se, dei­xan­do pa­ra trás ma­te­ri­al mi­li­tar e de lo­gís­ti­ca.

Os com­ba­tes cau­sa­ram inú­me­ras bai­xas em am­bas as par­tes, no­ti­ci­ou a rá­dio Sha­bel­le. Em de­cla­ra­ções à emis­so­ra lo­cal, um re­si­den­te as­se­gu­rou que os ata­can­tes, após ocu­pa­rem a ba­se, in­cen­di­a­ram par­te das su­as ins­ta­la­ções an­tes de aban­do­ná-la.

O Exér­ci­to, apoi­a­do pe­las for­ças da Mis­são da União Afri­ca­na na So­má­lia (Ami­son), com­ba­te a or­ga­ni­za­ção ter­ros­ris­ta Al Sha­bab, cu­jo ob­jec­ti­vo é der­ro­tar o Go­ver­no, que não re­co­nhe­ce.

A So­má­lia aco­lhe a Ci­mei­ra da Au­to­ri­da­de In­ter-go­ver­na­men­tal pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to (IGAD), que abor­da te­mas de se­gu­ran­ça na Áfri­ca Ori­en­tal.

O gru­po al Sha­bab le­vou mais ata­ques con­tra al­vos ci­vis e po­li­ci­ais nou­tras re­giões do país, pa­ra de­sis­ta­bi­li­zar a or­dem e tran­qua­li­da­de na So­má­lia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.