Rússia Uni­da ven­ceu as le­gis­la­ti­vas

Par­ti­do de Vla­di­mir Pu­tin al­can­çou a mai­o­ria na As­sem­bleia Na­ci­o­nal

Jornal de Angola - - MUNDO -

O par­ti­do Rússia Uni­da, de Vla­di­mir Pu­tin, é o gran­de ven­ce­dor das elei­ções le­gis­la­ti­vas de do­min­go com per­to de 48,7 por cen­to dos vo­tos, com 300 as­sen­tos, dos 400 da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, re­fe­rem da­dos avan­ça­dos on­tem pe­la Co­mis­são Na­ci­o­nal Elei­to­ral.

O lí­der do par­ti­do e ac­tu­al Pre­si­den­te da Rússia, Vla­di­mir Pu­tin, dis­se, na se­de do Rússia Uni­da: “A vi­tó­ria é uma ga­ran­tia de que o po­vo sa­be que es­ta­mos a dar o nos­so me­lhor pa­ra o seu bem e o do país.”

Des­ta­cou que, ape­sar de “a vi­da não es­tar fá­cil e ter mui­tos pro­ble­mas sem so­lu­ção no país, as pes­so­as vo­tam de to­das as for­mas pe­lo Rússia Uni­da”.

O pri­mei­ro-mi­nis­tro rus­so, Dmi­tri Med­ve­dev, foi o ca­be­ça de lis­ta do Rússia Uni­da. “Es­tá cla­ro que a Rússia Uni­da tem mai­o­ria na Du­ma (Parlamento), o que nos ofe­re­ce no­va opor­tu­ni­da­de pa­ra li­de­rar­mos o des­ti­no do país, ten­do em vis­ta o me­lhor pa­ra o po­vo rus­so”, dis­se Med­ve­dev.

O lí­der rus­so, Vla­di­mir Pu­tin re­co­nhe­ceu que a par­ti­ci­pa­ção dos elei­to­res “não foi a mais al­ta, se com­pa­ra­do a ou­tras elei­ções, mas in­sis­tiu que é al­ta”.

Da­dos ofi­ci­ais, di­vul­ga­dos pe­la Co­mis­são Na­ci­o­nal Elei­to­ral, apon­tam pa­ra uma gran­de abs­ten­ção. A afluên­cia foi bas­tan­te bai­xa, já que três ho­ras an­tes do en­cer­ra­men­to das ur­nas o to­tal de par­ti­ci­pa­ção era de 39,7 por cen­to. Nas elei­ções le­gis­la­ti­vas de 2011, a par­ti­ci­pa­ção foi de 50,4 por cen­to. O par­ti­do Rússia Uni­da foi o gran­de ven­ce­dor com 48,7 por cen­to dos vo­tos, se­gui­do do Par­ti­do Li­be­ral De­mo­crá­ti­co (PLDR), do ul­tra­na­ci­o­na­lis­ta Vla­di­mir Zhi­ri­novsky, com per­to de 16,3 por cen­to, e o ter­cei­ro foi o Par­ti­do Co­mu­nis­ta com 14,5 por cen­to. Os so­ci­ais-de­mo­cra­tas do Rússia Jus­ta fi­ca­ram com ape­nas 8,1 por cen­to dos vo­tos. Um to­tal de 14 par­ti­dos con­cor­re­ram nas elei­ções le­gis­la­ti­vas de do­min­go, em­bo­ra se­gun­do às pes­qui­sas a Du­ma, a jul­gar pe­los re­sul­ta­dos, não vai so­frer uma al­te­ra­ção subs­tan­ci­al, a sua com­po­si­ção vai man­ter-se, pra­ti­ca­men­te, a da elei­ção de 2011. Pe­la pri­mei­ra vez des­de 2003, as elei­ções le­gis­la­ti­vas na Rússia fo­ram re­a­li­za­das com um sis­te­ma mis­to. Dos 450 de­pu­ta­dos, 225 vão ser es­co­lhi­dos por lis­tas de par­ti­do e os ou­tros 225 por cir­cuns­cri­ções mai­o­ri­tá­ri­as uni­pes­so­ais, al­go que aca­bou por de­ter­mi­nar um no­vo qua­dro par­la­men­tar.

AFP

Lí­der do par­ti­do ven­ce­dor Vla­di­mir Pu­tin dis­se que a vi­tó­ria é o re­co­nhe­ci­men­to do po­vo pe­lo em­pe­nho na so­lu­ção dos pro­ble­mas do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.