Car­tum po­de fe­char fron­tei­ra com Ju­ba

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Su­dão ame­a­çou fe­char a fron­tei­ra com o vi­zi­nho Su­dão do Sul se es­te não ex­pul­sar os gru­pos re­bel­des que com­ba­tem con­tra o Go­ver­no de Car­tum nas re­giões do Ni­lo Azul, Kor­do­fan do Sul e Dar­fur, no­ti­ci­ou on­tem a agên­cia de no­tí­ci­as Efe .

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res do Su­dão, Ka­mal Is­mail, dis­se que o vi­zi­nho do Sul pro­me­teu ex­pul­sar os re­bel­des dos gru­pos ar­ma­dos que lu­tam no seu ter­ri­tó­rio e o vi­ce-pre­si­den­te sul-su­da­nês, Ta­ban Deng Gai, pro­me­teu às au­to­ri­da­des de Car­tum na mais re­cen­te visita ao país, há cer­ca de um mês, que ex­pul­sa­vam os gru­pos re­bel­des nos 21 di­as se­guin­tes.

“Se o Go­ver­no de Ju­ba não cum­prir com a pa­la­vra, va­mos de­ter a aju­da ali­men­tar que che­ga ao Su­dão do Sul atra­vés da nos­sa fron­tei­ra”, ame­a­çou o se­cre­tá­rio de Es­ta­do su­da­nês. Car­tum, pros­se­guiu, acom­pa­nha com “gran­de in­te­res­se” o cum­pri­men­to da pro­mes­sa por par­te do Su­dão do Sul e es­tá à es­pe­ra que os gru­pos re­bel­des se­jam ex­pul­sos.

“É pre­ci­so que o Es­ta­do sul-su­da­nês adop­te a de­ci­são política de ti­rar os mo­vi­men­tos re­bel­des de uma ma­nei­ra cla­ra”, con­cluiu.

Car­tum acu­sa o Su­dão do Sul de aco­lher os gru­pos re­bel­des Mo­vi­men­to Po­pu­lar de Li­ber­ta­ção do Su­dão - Sec­tor Nor­te, que lu­ta no Ni­lo Azul e no Kor­do­fan do Sul, o Mo­vi­men­to pa­ra a Li­ber­ta­ção do Su­dão (MLS) e o Mo­vi­men­to de Li­ber­ta­ção e Jus­ti­ça, am­bos pre­sen­tes em Dar­fur. Em Mar­ço, o Su­dão fez as mes­mas ame­a­ças, de­pois de co­me­çar a exi­gir vis­to aos ci­da­dãos sul­su­da­ne­ses que es­ta­vam no país ou que pa­ra lá que­ri­am en­trar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.