Leonel da Ro­cha Pin­to apre­sen­ta re­can­di­da­tu­ra

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O pre­si­den­te do Co­mi­té Paralímpico Afri­ca­no (APC - si­gla em in­glês), o an­go­la­no Leonel da Ro­cha Pin­to, vai re­can­di­da­tar-se pa­ra mais um man­da­to à fren­te da or­ga­ni­za­ção con­ti­nen­tal. A in­ten­ção foi anun­ci­a­da du­ran­te a As­sem­bleia Or­di­ná­ria do APC, re­a­li­za­da dia 14 à mar­gem dos XV Jo­gos Pa­ra­lím­pi­cos, que ter­mi­nam do­min­go, no Rio de Ja­nei­ro, Bra­sil.

No fó­rum, em que es­ti­ve­ram re­pre­sen­tan­tes de 32 dos 44 paí­ses que par­ti­ci­pam no even­to do Bra­sil, de­ci­diu-se pe­la re­a­li­za­ção da As­sem­bleia Elei­to­ral, em Fe­ve­rei­ro de 2017, al­tu­ra em que se­rá fei­ta a for­ma­li­za­ção da in­ten­ção do tam­bém pre­si­den­te do Co­mi­té Paralímpico An­go­la­no (CPA).

Nu­ma can­di­da­tu­ra em aber­to, Lu­an­da, a ca­pi­tal de An­go­la, sur­giu co­mo prin­ci­pal pal­co do con­cla­ve por au­sên­cia de ou­tro país in­te­res­sa­do. A reu­nião do Rio de Ja­nei­ro abor­dou ques­tões co­mo co­mu­ni­ca­ção, jo­gos afri­ca­nos, com­pe­ti­ções re­gi­o­nais, jo­gos pa­ra­lím­pi­cos, além de re­la­tos so­bre as ex­pe­ri­ên­ci­as de mem­bros de co­mi­tés pa­ra­lím­pi­cos na­ci­o­nais com re­sul­ta­dos de­vi­dos ao apoio dos res­pec­ti­vos go­ver­nos.

Leonel da Ro­cha Pin­to foi elei­to em 2010 pa­ra o car­go, em subs­ti­tui­ção do egíp­cio Na­bil Sa­lem. En­tre as su­as ac­ções, há a re­fe­rir a me­lho­ria da co­mu­ni­ca­ção en­tre os mem­bros, apro­xi­ma­ção com os go­ver­nos e ins­ti­tui­ções in­ter­na­ci­o­nais, co­mo o Con­se­lho Su­pe­ri­or dos Des­por­tos em Áfri­ca (CSSA) e Unes­co, bem co­mo a trans­fe­rên­cia da se­de do ór­gão do Cai­ro (Egip­to) pa­ra Lu­an­da (An­go­la), bem co­mo con­ver­sa­ções com os go­ver­nos pa­ra a ra­ti­fi­ca­ção e cum­pri­men­to do es­ti­pu­la­do na Con­ven­ção das Na­ções Uni­das, que re­co­nhe­ce a dig­ni­da­de, o va­lor ine­ren­te e os di­rei­tos iguais e ina­li­e­ná­veis de to­dos os mem­bros da fa­mí­lia hu­ma­na, co­mo o fun­da­men­to da li­ber­da­de, da jus­ti­ça e da paz no mun­do.

O Co­mi­té Paralímpico Afri­ca­no foi fun­da­do em 1987, na Ar­gé­lia, com a de­sig­na­ção de Con­fe­de­ra­ção Afri­ca­na de Des­por­tos Pa­ra De­fi­ci­en­tes (As­cod).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.