De­ba­ti­da co­o­pe­ra­ção na área da Saú­de

Jornal de Angola - - DESPORTO - EDNA DA­LA |

O Go­ver­no chinês quer re­for­çar as re­la­ções de co­o­pe­ra­ção com An­go­la nos sec­to­res da In­dús­tria, Saú­de e re­la­ções hu­ma­nas. O de­se­jo foi ma­ni­fes­ta­do on­tem pe­lo pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção de Ami­za­de do Po­vo Chinês e Afri­ca­no (APCAPE), Abu­lai­ti Abu­du Re­xi­ti, du­ran­te um en­con­tro que man­te­ve com o mi­nis­tro dos Petróleos, Bo­te­lho de Vas­con­ce­los.

Du­ran­te o en­con­tro, Abu­lai­ti Re­xi­ti apon­tou o sa­ne­a­men­to co­mo um dos sec­to­res a ter em con­ta na co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses. O pre­si­den­te da APCAPE dis­se exis­tir da par­te do Go­ver­no chinês von­ta­de de tra­ba­lhar com os go­ver­nos pro­vin­ci­ais.

Abu­lai­ti Abu­du Re­xi­ti, tam­bém vi­ce-pre­si­den­te do Co­mi­té Na­ci­o­nal da Con­fe­rên­cia Con­sul­ti­va Política do Po­vo Chinês, re­al­çou as ex­ce­len­tes re­la­ções po­lí­ti­cas e di­plo­má­ti­cas e de co­o­pe­ra­ção eco­nó­mi­ca en­tre os dois paí­ses.

A re­es­tru­tu­ra­ção do sec­tor eco­nó­mi­co é uma das pre­o­cu­pa­ções. Du­ran­te a re­cen­te Ci­mei­ra do G20, de­cor­ri­da na Chi­na, fi­cou cla­ro que a eco­no­mia mun­di­al pre­ci­sa de ac­ções con­jun­tas que de­vem ser de­sen­vol­vi­das pa­ra o be­ne­fí­cio co­mum.

Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal de An­go­la, o mi­nis­tro dos Petróleos dis­se exis­tir a in­ten­ção e in­te­res­se de em­pre­sas chi­ne­sas pri­va­das em co­o­pe­rar com em­pre­sá­ri­os an­go­la­nos do sec­tor in­dus­tri­al. Bo­te­lho de Vas­con­ce­los tam­bém dis­se ha­ver um ca­mi­nho aber­to pa­ra tal. “Ago­ra é pre­ci­so pôr em mar­cha es­sas in­ten­ções.” Exis­tem con­tac­tos es­ta­be­le­ci­dos pa­ra cri­ar si­ner­gi­as pa­ra um in­ter­câm­bio nos sec­to­res dos petróleos e gás.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.