Jor­ge Ino­cên­cio Dom­bo­lo des­ta­ca tra­jec­tó­ria do PAIGC

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O se­cre­tá­rio pa­ra a Or­ga­ni­za­ção e Mo­bi­li­za­ção do MPLA, Jor­ge Ino­cên­cio Dom­bo­lo, des­ta­cou em Bis­sau, ca­pi­tal gui­ne­en­se, a tra­jec­tó­ria de lu­ta le­va­da a ca­bo pe­lo PAIGC (Par­ti­do Afri­ca­no Pa­ra a In­de­pen­dên­cia da Gui­né e Ca­bo Ver­de) pa­ra o al­can­ce dos ob­jec­ti­vos que es­ti­ve­ram na ba­se da sua fun­da­ção, em Se­tem­bro de 1956.

Jor­ge Ino­cên­cio Dom­bo­lo fa­la­va na aber­tu­ra da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal de­di­ca­da às co­me­mo­ra­ções dos 60 anos da fun­da­ção do PAIGC, a se­rem as­si­na­la­dos ho­je, sob o le­ma “O le­ga­do de Amíl­car Ca­bral fa­ce aos de­sa­fi­os da épo­ca con­tem­po­râ­nea”.

O po­lí­ti­co an­go­la­no lem­brou os vá­ri­os mo­men­tos par­ti­lha­dos pe­los dois par­ti­dos (MPLA e PAIGC) na lu­ta pe­la in­de­pen­dên­cia dos po­vos de An­go­la e da Gui­né-Bis­sau con­tra o co­lo­ni­a­lis­mo por­tu­guês, vi­san­do a sua eman­ci­pa­ção e o de­sen­vol­vi­men­to dos seus paí­ses.

O ca­mi­nho per­cor­ri­do pe­lo PAIGC ao lon­go dos 60 anos da sua exis­tên­cia, fri­sou, foi ca­rac­te­ri­za­do por mo­men­tos “al­tos e bai­xos” que ser­vi­ram pa­ra re­for­çar ca­da vez mais a união no seio da­que­le par­ti­do.

O VIII Con­gres­so or­di­ná­rio re­a­li­za­do em Fe­ve­rei­ro de 2014 con­fe­riu uma no­va vi­ta­li­da­de ao par­ti­do, per­mi­tin­do que o po­vo da Gui­néBis­sau re­no­vas­se a sua con­fi­an­ça no PAIGC e nos seus di­ri­gen­tes du­ran­te as elei­ções que se se­gui­ram, dis­se. “Es­se fac­to re­do­bra as res­pon­sa­bi­li­da­des que re­ca­em so­bre o PAIGC em con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar com afin­co na bus­ca de so­lu­ções pa­ra os no­vos pro­ble­mas que o país vem en­fren­tan­do”, su­bli­nhou Jor­ge Dom­bo­lo, que en­ca­be­ça a de­le­ga­ção do MPLA, in­te­gra­da pe­lo mem­bro do Co­mi­té Cen­tral Má­rio Pin­to de An­dra­de.

O po­lí­ti­co sau­dou a par­ti­ci­pa­ção do PAIGC no VII Con­gres­so Or­di­ná­rio do MPLA, re­a­li­za­do em Agos­to, em Lu­an­da, que além de cons­ti­tuir um mar­co na sua vi­da in­ter­na, evi­den­ci­ou-se tam­bém pe­la so­li­da­ri­e­da­de e ami­za­de ma­ni­fes­ta­da pe­los po­vos ir­mãos, em par­ti­cu­lar o da Gui­né-Bis­sau.

PAU­LO MULAZA

Jor­ge Ino­cên­cio Dom­bo­lo em Bis­sau

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.