Ater­ro sa­ni­tá­rio sem con­di­ções

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A ci­da­de de Nda­la­tan­do não tem um ater­ro sa­ni­tá­rio con­dig­no pa­ra o tra­ta­men­to ade­qua­do dos re­sí­du­os só­li­dos, dis­se, on­tem, o go­ver­na­dor da província do Cuanza Nor­te.

Jo­sé Ma­ria dos San­tos vi­si­tou o lo­cal on­de é de­po­si­ta­do o li­xo e ma­ni­fes­tou-se pre­o­cu­pa­do com o que viu e con­si­de­rou “ina­pro­pri­a­do” o lo­cal em que são de­po­si­ta­dos os re­sí­du­os, pe­lo fac­to de ser ao ar li­vre e si­tu­a­do nu­ma zo­na ha­bi­ta­ci­o­nal e de pro­du­ção agrí­co­la.

Jo­sé Ma­ria dos San­tos re­fe­riu que o ac­tu­al ater­ro sa­ni­tá­rio não dá ga­ran­ti­as de pro­tec­ção e sa­ni­da­de do meio, fa­ce às con­di­ções de­fi­ci­tá­ri­as de con­ser­va­ção, re­ci­cla­gem e tra­ta­men­to dos re­sí­du­os só­li­dos que apre­sen­ta.

O go­ver­na­dor pro­vin­ci­al adi­an­tou que o fac­tor de o mes­mo se en­con­trar jun­to de cursos de água e ten­do em con­ta apro­xi­ma­ção das chu­vas, po­de cons­ti­tuir um aten­ta­do à saú­de dos ha­bi­tan­tes das zo­nas en­vol­ven­tes do lo­cal. Além dis­so, acres­cen­tou Jo­sé Ma­ria dos San­tos, há o pe­ri­go de os cul­ti­vos es­ta­rem con­ta­mi­na­dos. O ater­ro sa­ni­tá­rio de que a ci­da­de dis­põe es­tá lo­ca­li­za­do na zo­na de Kis­sa­fo, a cer­ca de 20 qui­ló­me­tros de Nda­la­tan­do.

Jo­sé Ma­ria dos San­tos ori­en­tou a cri­a­ção de uma equi­pa téc­ni­ca pa­ra a lo­ca­li­za­ção, o mais rá­pi­do pos­sí­vel, de uma área on­de se pos­sa edi­fi­car um ater­ro que ga­ran­ta qua­li­da­de no tra­ta­men­to do li­xo.

Du­ran­te a visita de cam­po, Jo­sé Ma­ria dos San­tos vi­si­tou tam­bém as obras de re­a­bi­li­ta­ção do ce­mi­té­rio mu­ni­ci­pal, da an­ti­ga con­du­ta de for­ne­ci­men­to de água po­tá­vel à ci­da­de de Nda­la­tan­do (Mon­te Re­don­do), as­sim co­mo cha­fa­ri­zes que es­ti­ve­ram ino­pe­ran­tes há cer­ca de três anos.

Jo­sé Ma­ria dos San­tos vi­si­tou o ce­mi­té­rio de Ca­to­me de Ci­ma, os ta­lu­des de en­tra­da e saí­da da ci­da­de, as obras de re­a­bi­li­ta­ção da es­tra­da que li­ga a ca­pi­tal da província ao sec­tor do Za­vu­la, en­tre ou­tros pro­jec­tos em cur­so no mu­ni­cí­pio de Ca­zen­go, se­de da província.

JAIMAGEM.COM

Nda­la­tan­do ne­ces­si­ta de um ater­ro sa­ni­tá­rio com ga­ran­ti­as de pro­tec­ção e sa­ni­da­de do meio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.