Au­xí­lio Jacob pe­de re­tra­ta­ção

CAM­PE­O­NA­TO DE GI­NÁS­TI­CA NA NA­MÍ­BIA

Jornal de Angola - - DESPORTO - TERESA LUÍS |

Au­xi­lio Jacob, pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Gi­nás­ti­ca (FAG), ame­a­ça in­ten­tar uma ac­ção ju­di­ci­al con­tra António Gomes, di­rec­tor na­ci­o­nal de Po­lí­ti­cas Des­por­ti­vas (DNPD), em fun­ção das de­cla­ra­ções que con­si­de­ram ile­gal a par­ti­ci­pa­ção dos gi­nas­tas na­ci­o­nais no Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no de Wal­vis-Bay, Na­mí­bia.

O dirigente fe­de­ra­ti­vo sen­tiu-se le­sa­do e ví­ti­ma de ca­lu­nia e con­ce­de uma mo­ra­tó­ria de cin­co di­as pa­ra António Gomes se re­tra­tar pu­bli­ca­men­te. Ven­ci­do o pra­zo, Au­xi­lio Jacob vai dar en­tra­da da do­cu­men­ta­ção ao tri­bu­nal.

Em fun­ção des­te qua­dro, o pro­ces­so de re­no­va­ção de man­da­to mar­ca­do pa­ra sá­ba­do foi adi­a­do e se­rá re­to­ma­do após o es­cla­re­ci­men­to do ca­so das 64 me­da­lhas.

“Pre­ci­so sal­va­guar­dar os meus di­rei­tos. As de­cla­ra­ções do di­rec­tor na­ci­o­nal fe­rem o meu bom no­me, dos atle­tas e dos en­car­re­ga­dos de edu­ca­ção. Sen­ti­mos que há in­di­ví­du­os que fa­zem cons­pi­ra­ção con­tra o que se faz bem. Se al­guém men­tiu, não fo­mos nós. As afir­ma­ções fo­ram vi­o­len­tas e des­pro­vi­das de qual­quer ver­da­de”, ex­pli­cou.

So­bre a par­ti­ci­pa­ção ile­gal de An­go­la no cam­pe­o­na­to, o pre­si­den­te da FAG dis­se: “Não po­de ser ver­da­de. Re­me­te­mos ao Mi­nis­té­rio da Ju­ven­tu­de e Des­por­to to­da a do­cu­men­ta­ção que va­li­da­va a nos­sa pre­sen­ça, com o pa­re­cer da Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal e da na­mi­bi­a­na. Se as­sim fos­se, não te­ría­mos re­ce­bi­do o des­pa­cho do Mi­nis­té­rio. Par­ti­ci­par pa­ra so­mar pon­tos, is­so não exis­te na gi­nás­ti­ca. Foi uma au­tên­ti­ca men­ti­ra”, re­al­çou o pre­si­den­te. Na do­cu­men­ta­ção en­tre­gue ao MINJUD cons­ta­va o em­par­cei­ra­men­to, es­pe­ci­a­li­da­des, no­me dos atle­tas, da­tas de nas­ci­men­to. Quan­to à as­si­na­tu­ra de um ter­mo de res­pon­sa­bi­li­da­de, por fal­ta de se­gu­ro de com­pe­ti­ção, de mo­do a acau­te­lar qual­quer si­tu­a­ção anó­ma­la, o dirigente fe­de­ra­ti­vo ga­ran­tiu es­tar em pos­se da po­li­ce de se­gu­ro da En­sa e que não as­si­nou qual­quer do­cu­men­to.

“Sem o se­gu­ro de vi­a­gem não se­ri­a­mos au­to­ri­za­dos a com­pe­tir. Se es­te do­cu­men­to exis­te re­al­men­te, por fa­vor mos­trem. Tra­ta-se de uma ca­lú­nia. O di­rec­tor pas­sou in­for­ma­ções fal­sas”, de­sa­fi­ou Au­xi­lio Jacob, afir­man­do ain­da que ou­tra men­ti­ra pro­fe­ri­da por António Gomes es­tá re­la­ci­o­na­da com o nú­me­ro de in­te­gran­tes da de­le­ga­ção an­go­la­na na pro­va.

“No des­pa­cho do MINJUD cons­tam 27 pes­so­as e não dez. Não é pos­sí­vel com uma par­ti­ci­pa­ção con­si­de­ra­da ile­gal o Mi­nis­té­rio se dá o tra­ba­lho de so­li­ci­tar di­vi­sas ao BPC”, de­sa­ba­fou.

A di­rec­ção da FAG apre­sen­tou os bi­lhe­tes de pas­sa­gem, cre­den­ci­ais, bo­le­tins de pro­va e os di­plo­mas de par­ti­ci­pa­ção em con­for­mi­da­de com o des­pa­cho. O pre­si­den­te es­tá dis­pos­to a ter um fren­te a fren­te com António Gomes, pa­ra se es­cla­re­cer de­fi­ni­ti­va­men­te o as­sun­to.

Com o ob­jec­ti­vo de pa­gar o va­lor da mul­ta em fal­ta, le­van­tar a sus­pen­são e as me­da­lhas, o elen­co fe­de­ra­ti­vo par­ti­ci­pa no con­gres­so da FIG de 18 a 20 de Ou­tu­bro.

M.MACHANGONGO

Dirigente fe­de­ra­ti­vo aguar­da por pe­di­do de des­cul­pas do di­rec­tor Na­ci­o­nal dos Des­por­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.