Afri­ca­no afas­ta ges­to­res

Jornal de Angola - - DESPORTO - VIVALDO EDU­AR­DO |

O anún­cio da ins­tau­ra­ção de um inqué­ri­to, vi­san­do apu­rar os fac­tos re­la­ci­o­na­dos com a par­ti­ci­pa­ção an­go­la­na nos Cam­pe­o­na­tos Afri­ca­nos de Gi­nás­ti­ca, re­a­li­za­dos de 28 de Agos­to a 4 de Se­tem­bro, na ci­da­de na­mi­bi­a­na de Wal­vis-Bay, des­po­le­tou no­va re­ac­ção do pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção de Gi­nás­ti­ca, que re­ba­teu as afir­ma­ções do Di­rec­tor Na­ci­o­nal de Po­lí­ti­cas do Des­por­to, António Gomes.

A con­di­ção de ins­ti­tui­ção que re­pre­sen­ta o Es­ta­do, não evi­ta que o Mi­nis­té­rio da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos, co­mo par­te ac­ti­va do pro­ble­ma, te­nha a sua isen­ção ques­ti­o­na­da, se as­su­mir, de fac­to, a res­pon­sa­bi­li­da­de de di­ri­gir o alu­di­do inqué­ri­to. Mes­mo que a co­mis­são de inqué­ri­to in­clua pes­so­as neu­tras, se­gun­do hi­pó­te­se aven­ta­da pe­lo res­pon­sá­vel da DNPD, o MINJUD po­de fi­car na pri­vi­le­gi­a­da po­si­ção de juiz em cau­sa pró­pria.

Au­xí­lio Jacob apre­sen­tou à im­pren­sa o pro­to­co­lo do MINJUD, con­fir­man­do a re­cep­ção de um ofí­cio da fe­de­ra­ção que di­ri­ge, on­de as au­to­ri­da­des são in­for­ma­das so­bre as san­ções imi­nen­tes, ao nos­so país, por in­cum­pri­men­to de obri­ga­ções fi­nan­cei­ras.

O do­cu­men­to da FAG, da­ta­do de 31 de Mar­ço de 2016, traz em anexo a co­mu­ni­ca­ção ofi­ci­al da União Afri­ca­na de Gi­nás­ti­ca e foi di­ri­gi­do ao en­tão mi­nis­tro da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos, Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba, com con­fir­ma­ção de re­cep­ção por par­te do MINJUD, a 7 de Abril do ano cor­ren­te.

Des­ta for­ma, ga­nham cor­po as de­cla­ra­ções do pre­si­den­te da FAG, se­gun­do as quais o Mi­nis­té­rio es­ta­va pre­vi­a­men­te avi­sa­do so­bre as dí­vi­das aos or­ga­nis­mos in­ter­na­ci­o­nais. Em sen­ti­do opos­to, es­tá a in­for­ma­ção de que o Mi­nis­té­rio não ti­nha no­ti­fi­ca­ção for­mal so­bre as pe­ri­pé­ci­as vi­vi­das pe­los atle­tas na Na­mí­bia ou mes­mo so­bre os com­pro­mis­sos fi­nan­cei­ros por li­qui­dar.

Ao lon­go dos úl­ti­mos di­as, de um e ou­tro la­do fo­ram fei­tas de­cla­ra­ções que, na ge­ne­ra­li­da­de, aden­sam ain­da mais o mis­té­rio em tor­no da­qui­lo que re­al­men­te se pas­sou, an­tes, du­ran­te e de­pois da com­pe­ti­ção. Pe­ran­te pro­vas do­cu­men­tais, apa­ren­te­men­te cre­dí­veis, da­das a co­nhe­cer re­cen­te­men­te por Au­xí­lio Jacob, dú­vi­das ra­zoá­veis se le­van­tam, no mí­ni­mo, so­bre a pre­ten­sa le­gi­ti­mi­da­de das rei­vin­di­ca­ções que o mes­mo trou­xe a pú­bli­co.

O pre­si­den­te da FAG apre­sen­tou um con­jun­to de do­cu­men­tos, co­mo pro­va da ins­cri­ção ofi­ci­al da Se­lec­ção Na­ci­o­nal pa­ra a com­pe­ti­ção con­ti­nen­tal. Com­pro­va­ti­vos de pa­ga­men­to do se­gu­ro dos atle­tas, fac­tu­ras dos bi­lhe­tes de pas­sa­gem com­pra­dos, cre­den­ci­ais dos ofi­ci­ais da de­le­ga­ção an­go­la­na ao even­to e do­cu­men­tos di­ver­sos que com­pro­vam o en­vol­vi­men­to do MINJUD e da FAG, em to­da tra­mi­ta­ção ad­mi­nis­tra­ti­va, vi­san­do as­se­gu­rar a par­ti­ci­pa­ção da equi­pa na­ci­o­nal, fo­ram igual­men­te en­tre­gues à im­pren­sa.

A con­vic­ção de­mons­tra­da por Au­xi­lio Jacob nas su­as afir­ma­ções, e so­bre­tu­do as evi­dên­ci­as do­cu­men­tais apre­sen­ta­das, con­tras­tam com as de­cla­ra­ções de António Gomes que, sex­ta-fei­ra pas­sa­da, na Ga­le­ria dos Des­por­tos, dis­se em con­fe­rên­cia de im­pren­sa que a par­ti­ci­pa­ção de An­go­la no Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no da mo­da­li­da­de, de­cor­ri­do de 28 de Agos­to a 4 de Se­tem­bro não fo­ra ofi­ci­al, por não cum­prir os pres­su­pos­tos exi­gi­dos pa­ra ins­cri­ção dos gi­nas­tas. A gra­vi­da­de das acu­sa­ções tro­ca­das su­ge­re o en­vol­vi­men­to das au­to­ri­da­des ju­di­ci­ais, pa­ra as­se­gu­rar que se con­si­ga apu­rar a ve­ra­ci­da­de dos fac­tos e agir em con­for­mi­da­de com a lei, em de­fe­sa do bom no­me do país e na sal­va­guar­da do in­ves­ti­men­to fei­to pe­lo Es­ta­do no des­por­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.