Fi­e­te des­fal­ca Pa­lan­qui­nhas

Jornal de Angola - - DESPORTO - ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

A Se­lec­ção Na­ci­o­nal Sub-17 de fu­te­bol vai es­tá pri­va­da dos prés­ti­mos do mé­dio de­fen­si­vo Fi­e­te dos San­tos, do 1º de Agos­to, sus­pen­so pe­la Con­fe­de­ra­ção Afri­ca­na de Fu­te­bol (CAF), por acu­mu­la­ção de car­tões amarelos.

O jo­ga­dor fa­lha o jo­go fren­te às Ilhas Co­mo­res, no pró­xi­mo dia 1 de Ou­tu­bro na ci­da­de de Mo­ro­ni, re­fe­ren­te à se­gun­da “mão” da última eli­mi­na­tó­ria de apuramento pa­ra a fa­se fi­nal da 12ª edi­ção da Ta­ça Áfri­ca das Na­ções (CAN), a ter lu­gar no pró­xi­mo ano, em Ma­da­gás­car. A Se­lec­ção Na­ci­o­nal ven­ceu por 5-0, re­sul­ta­do que abre gran­des pers­pec­ti­vas de An­go­la vol­tar a com­pe­tir na pro­va, 17 anos de­pois.

Fi­e­te viu car­tão ama­re­lo no jo­go da pri­mei­ra “mão”, dis­pu­ta­do no sá­ba­do no Es­tá­dio da Gló­ria, em Lu­an­da, de­pois de ter si­do ad­ver­ti­do na par­ti­da di­an­te das Ilhas Mau­rí­ci­as, em Agos­to, na eli­mi­na­tó­ria an­te­ri­or.

Com a sus­pen­são do mé­dio da equi­pa do Rio Se­co, o téc­ni­co Si­mão Lan­gui­nha con­vo­cou Ama­ro, do Re­al Sam­bi­la FC, pa­ra pre­en­cher uma das po­si­ções da li­nha in­ter­mé­dia da Se­lec­ção Na­ci­o­nal.

Além da pu­ni­ção do mé­dio de­fen­si­vo, o Si­mão Lan­gui­nha aguar­da ho­je pe­los re­sul­ta­dos mé­di­cos de Ca­pi­tão, da Aca­de­mia de Fu­te­bol de An­go­la (AFA), Kel­vin (In­ter­clu­be), Ade­mi­ro e Nse­sa­ni (1º de Agos­to) e Eu­cli­des (Pe­tro de Lu­an­da).

O de­fe­sa la­te­ral da AFA es­tá com um es­ti­ra­men­to na co­xa es­quer­da, o mé­dio do In­ter res­sen­te de do­res no jo­e­lho es­quer­do e o de­fe­sa do Pe­tro de Lu­an­da quei­xa-se de uma ma­ze­la na co­xa es­quer­da, en­quan­to o gu­ar­da-re­des e o la­te­ral do 1º de Agos­to aban­do­na­ram a ses­são de trei­no de on­tem, de­pois dos exer­cí­ci­os de aque­ci­men­to, por es­tar a con­tas com gri­pe e com dor no tor­no­ze­lo es­quer­do, res­pec­ti­va­men­te.

Pe­la onda de le­sões, o téc­ni­co pe­diu à As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Fu­te­bol de Lu­an­da (APFL) pa­ra adi­ar a 20ª jornada do Cam­pe­o­na­to de Lu­an­da, no pró­xi­mo fi­nal de se­ma­na, de mo­do a pre­ve­nir o sur­gi­men­to de mais ca­sos clí­ni­cos.

“De­pois de um jo­go há sem­pre se­que­las. Es­pe­ra­mos pe­la re­cu­pe­ra­ção sa­tis­fa­tó­ria dos le­si­o­na­dos. Va­mos aguar­dar os re­sul­ta­dos mé­di­cos, pa­ra to­mar­mos al­gu­mas de­ci­sões”, dis­se pre­o­cu­pa­do Si­mão Lan­gui­nha.

A Se­lec­ção Na­ci­o­nal re­a­li­za ho­je às 9h30, no es­tá­dio da Gló­ria, a última ses­são de trei­no da se­ma­na. A equi­pa téc­ni­ca dis­pen­sa ama­nhã os atle­tas aos res­pec­ti­vos clu­bes, vi­san­do a dis­pu­ta no do­min­go da 20ª jornada do Pro­vin­ci­al de Lu­an­da, que pre­ten­de ver adi­a­da.

Si­mão Lan­gui­nha dis­se que o trei­no vai ser do­mi­na­do pe­las com­bi­na­ções de­fen­si­vas e ofen­si­vas, bem co­mo o en­saio dos as­pec­tos fí­si­cos do gru­po. Ape­sar do triun­fo ex­pres­si­vo al­can­ça­do sá­ba­do, o trei­na­dor dei­xa cla­ro que a equi­pa na­ci­o­nal não vai mu­dar a for­ma de jo­gar em Mo­ro­ni.

“Va­mos nos pre­pa­rar bem, pa­ra anu­lar os pon­tos for­tes do ad­ver­sá­rio, em sua casa. Não va­mos às Ilhas Co­mo­res com um con­cei­to de­fen­si­vo e al­te­rar a nos­sa for­ma de jo­gar”, des­ta­cou o trei­na­dor.

Em ca­so de apuramento, An­go­la vai mar­car pre­sen­ça pe­la ter­cei­ra vez na fa­se fi­nal da pro­va con­ti­nen­tal, 17 anos de­pois da dis­pu­ta da edi­ção de 1999, na Gui­né Co­na­cri, sob o co­man­do téc­ni­co de Oli­vei­ra Gon­çal­ves, que lan­çou as ba­ses pa­ra a con­quis­ta do tí­tu­lo con­ti­nen­tal de Sub-20, na Etió­pia. A es­treia acon­te­ceu em 1997, no Botswa­na, com Ve­se­lin Ves­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.