Fiete desfalca Palanquinhas
A Selecção Nacional Sub-17 de futebol vai está privada dos préstimos do médio defensivo Fiete dos Santos, do 1º de Agosto, suspenso pela Confederação Africana de Futebol (CAF), por acumulação de cartões amarelos.
O jogador falha o jogo frente às Ilhas Comores, no próximo dia 1 de Outubro na cidade de Moroni, referente à segunda “mão” da última eliminatória de apuramento para a fase final da 12ª edição da Taça África das Nações (CAN), a ter lugar no próximo ano, em Madagáscar. A Selecção Nacional venceu por 5-0, resultado que abre grandes perspectivas de Angola voltar a competir na prova, 17 anos depois.
Fiete viu cartão amarelo no jogo da primeira “mão”, disputado no sábado no Estádio da Glória, em Luanda, depois de ter sido advertido na partida diante das Ilhas Maurícias, em Agosto, na eliminatória anterior.
Com a suspensão do médio da equipa do Rio Seco, o técnico Simão Languinha convocou Amaro, do Real Sambila FC, para preencher uma das posições da linha intermédia da Selecção Nacional.
Além da punição do médio defensivo, o Simão Languinha aguarda hoje pelos resultados médicos de Capitão, da Academia de Futebol de Angola (AFA), Kelvin (Interclube), Ademiro e Nsesani (1º de Agosto) e Euclides (Petro de Luanda).
O defesa lateral da AFA está com um estiramento na coxa esquerda, o médio do Inter ressente de dores no joelho esquerdo e o defesa do Petro de Luanda queixa-se de uma mazela na coxa esquerda, enquanto o guarda-redes e o lateral do 1º de Agosto abandonaram a sessão de treino de ontem, depois dos exercícios de aquecimento, por estar a contas com gripe e com dor no tornozelo esquerdo, respectivamente.
Pela onda de lesões, o técnico pediu à Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL) para adiar a 20ª jornada do Campeonato de Luanda, no próximo final de semana, de modo a prevenir o surgimento de mais casos clínicos.
“Depois de um jogo há sempre sequelas. Esperamos pela recuperação satisfatória dos lesionados. Vamos aguardar os resultados médicos, para tomarmos algumas decisões”, disse preocupado Simão Languinha.
A Selecção Nacional realiza hoje às 9h30, no estádio da Glória, a última sessão de treino da semana. A equipa técnica dispensa amanhã os atletas aos respectivos clubes, visando a disputa no domingo da 20ª jornada do Provincial de Luanda, que pretende ver adiada.
Simão Languinha disse que o treino vai ser dominado pelas combinações defensivas e ofensivas, bem como o ensaio dos aspectos físicos do grupo. Apesar do triunfo expressivo alcançado sábado, o treinador deixa claro que a equipa nacional não vai mudar a forma de jogar em Moroni.
“Vamos nos preparar bem, para anular os pontos fortes do adversário, em sua casa. Não vamos às Ilhas Comores com um conceito defensivo e alterar a nossa forma de jogar”, destacou o treinador.
Em caso de apuramento, Angola vai marcar presença pela terceira vez na fase final da prova continental, 17 anos depois da disputa da edição de 1999, na Guiné Conacri, sob o comando técnico de Oliveira Gonçalves, que lançou as bases para a conquista do título continental de Sub-20, na Etiópia. A estreia aconteceu em 1997, no Botswana, com Veselin Vesco.