Pre­ços vi­gi­a­dos re­gis­tam re­du­ção

Jornal de Angola - - DESPORTO -

Seis em ca­da dez dos pro­du­tos em re­gi­me de pre­ços vi­gi­a­dos nos su­per­mer­ca­dos ti­ve­ram uma re­du­ção que che­gou aos 28 por cen­to, du­ran­te o mês de Agos­to. Os da­dos fo­ram on­tem tor­na­dos pú­bli­cos pe­lo Ins­ti­tu­to de Pre­ços e Con­cor­rên­cia (IPREC), atra­vés do Bo­le­tim de Pre­ços do seu De­par­ta­men­to de Com­pe­ti­ti­vi­da­de e Aná­li­se de Mer­ca­do.

De en­tre os 33 bens de con­su­mo que com­põem a lis­ta, o to­ma­te, a ce­nou­ra, a ba­ta­ta-do­ce e o pão fo­ram os que re­gis­ta­ram mai­o­res des­ci­das nos pre­ços, em Ju­lho e Agos­to, nos su­per­mer­ca­dos. Já a fa­ri­nha de tri­go, o óleo de pal­ma e o alho fo­ram os que re­gis­ta­ram as mai­o­res su­bi­das Se­gun­do a aná­li­se do IPREC, o com­por­ta­men­to dos pre­ços dos pro­du­tos va­ria em fun­ção da sua pro­ve­ni­ên­cia. Os de ori­gem na­ci­o­nal vi­ram os seus pre­ços evo­luir em bai­xa, en­quan­to os im­por­ta­dos re­gis­ta­ram su­bi­das, de acor­do com a re­a­li­da­de ob­ser­va­da em Agos­to nos mer­ca­dos da ci­da­de de Lu­an­da. O prin­ci­pal fac­tor apon­ta­do co­mo ten­do es­ta­do na ba­se da al­ta dos pre­ços dos pro­du­tos im­por­ta­dos é a es­cas­sez de di­vi­sas. O IPREC, ór­gão tu­te­la­do pe­lo Mi­nis­té­rio das Fi­nan­ças, ob­ser­va ain­da que, re­gra ge­ral, os pro­du­tos em re­gi­me de pre­ços vi­gi­a­dos apre­sen­tam pre­ços mais bai­xos nas pra­ças do que nos su­per­mer­ca­dos, com des­ta­que pa­ra os bens de pro­du­ção pri­má­ria, co­mo a car­ne, o pei­xe, os hor­tí­co­las e a fru­ta.

A re­gu­la­men­ta­ção das Ba­ses Ge­rais do Sis­te­ma Na­ci­o­nal de Pre­ços pe­lo De­cre­to Exe­cu­ti­vo N.º 62/16, de 15 de Fe­ve­rei­ro, fi­xa a lis­ta dos pro­du­tos em re­gi­me de pre­ços vi­gi­a­dos. Ten­do em con­ta a exis­tên­cia de di­ver­sas ca­te­go­ri­as pa­ra um mes­mo ti­po de pro­du­to, pro­ce­deu-se en­tre­tan­to a al­guns des­do­bra­men­tos, co­mo pei­xe fres­co (ca­ra­pau) e pei­xe se­co, em vez de ape­nas pei­xe, ou óleo de so­ja e óleo de pal­ma, em vez de ape­nas óleo ali­men­tar, alar­gan­do de 28 pa­ra 33 os bens de con­su­mo cu­jos pre­ços são vi­gi­a­dos.

O IPREC, en­ti­da­de de Di­rei­to Pú­bli­co, tem a mis­são de acom­pa­nhar e apli­car a ges­tão das po­lí­ti­cas de re­gu­la­ção do mer­ca­do e de de­fe­sa da con­cor­rên­cia, apoi­ar o Exe­cu­ti­vo na fun­ção de co­or­de­na­ção e con­sis­tên­cia da política de ren­di­men­tos e de pre­ços e, en­tre ou­tros as­pec­tos, fis­ca­li­zar as ac­ti­vi­da­des eco­nó­mi­cas de­sen­vol­vi­das no país, com vis­ta a pre­ve­nir e san­ci­o­nar a es­pe­cu­la­ção de pre­ços e o exer­cí­cio das prá­ti­cas res­tri­ti­vas da con­cor­rên­cia.

ARIMATEIA BAP­TIS­TA

Pro­du­tos de ori­gem na­ci­o­nal vi­ram os pre­ços bai­xar du­ran­te o mês de Agos­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.