Ci­da­des com es­pa­ços pa­ra bi­ci­cle­tas

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

O pre­si­den­te da Ju­ven­tu­de Eco­ló­gi­ca An­go­la­na (JEA), Jo­sé Sil­va, de­fen­deu, on­tem, em Lu­an­da, a ne­ces­si­da­de de as ci­da­des an­go­la­nas dis­po­rem de es­pa­ços apro­pri­a­dos pa­ra a cir­cu­la­ção de bi­ci­cle­tas.

Nu­ma men­sa­gem so­bre o Dia Mun­di­al Sem Car­ro, as­si­na­la­do ho­je, o ac­ti­vis­ta am­bi­en­tal la­men­tou o fac­to de a efe­mé­ri­de ser pou­co co­nhe­ci­da em An­go­la, on­de não se re­a­li­zam gran­des ac­ções pa­ra as­si­na­lar a da­ta. Jo­sé Sil­va su­bli­nhou que o Dia Mun­di­al Sem Car­ro é ce­le­bra­do com o ob­jec­ti­vo de estimular uma re­fle­xão so­bre o uso ex­ces­si­vo do au­to­mó­vel e pro­por às pes­so­as que di­ri­gem di­a­ri­a­men­te pa­ra re­ve­rem a de­pen­dên­cia que cri­a­ram em re­la­ção ao car­ro ou a mo­to­ri­za­da.

“As ci­da­des es­tão ca­da vez mais abar­ro­ta­das de pes­so­as e vi­a­tu­ras, com ris­cos de au­men­to da po­lui­ção am­bi­en­tal, o que de cer­ta for­ma afec­ta a qua­li­da­de de vi­da da po­pu­la­ção”, afir­mou Jo­sé Sil­va.

A da­ta é co­me­mo­ra­da em An­go­la des­de 2013 pe­la JEA, que tem re­a­li­za­do a ‘‘Pe­da­la­da pe­lo Am­bi­en­te’’, pa­ra a qu­al são mo­bi­li­za­das de­ze­nas de ci­clis­tas fe­de­ra­dos e ama­do­res pa­ra per­cor­re­rem al­gu­mas vi­as da ci­da­de de Lu­an­da.

A cri­a­ção do Dia Mun­di­al Sem Car­ro, de acor­do com o am­bi­en­ta­lis­ta, não é pa­ra com­ba­ter a cir­cu­la­ção de vi­a­tu­ras, mas sim pa­ra in­cen­ti­var a re­du­ção, a de­pen­dên­cia e o uso ex­ces­si­vo de vi­a­tu­ras in­di­vi­du­ais.

“É pre­ci­so que se op­te ca­da vez mais por trans­por­tes pú­bli­cos”, de­fen­deu o ac­ti­vis­ta am­bi­en­tal, acres­cen­tan­do que a “Pe­da­la­da pe­lo Am­bi­en­te”, em vez de acon­te­cer ho­je, é re­a­li­za­da no domingo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.