VI­CE-PRE­SI­DEN­TE TEM EN­CON­TRO COM AS­SOU­MA­NI Ilhas Co­mo­res que­rem en­trar na SADC

Jornal de Angola - - DESPORTO - JOSINA DE CAR­VA­LHO |

As Ilhas Co­mo­res que­rem o apoio de An­go­la pa­ra in­te­grar a Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC). O pe­di­do foi fei­to on­tem pe­lo Pre­si­den­te do país, Aza­li As­sou­ma­ni, ao Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Ma­nu­el Vi­cen­te, du­ran­te um en­con­tro em No­va Ior­que, à mar­gem da 71ª ses­são da As­sem­bleia-Ge­ral da ONU.

O Che­fe de Es­ta­do das Co­mo­res dis­se que o seu país vai apre­sen­tar for­mal­men­te a can­di­da­tu­ra na pró­xi­ma ci­mei­ra da or­ga­ni­za­ção re­gi­o­nal, a ser re­a­li­za­da em 2017 na Áfri­ca do Sul. “Pre­ci­sa­mos da in­fluên­cia de An­go­la pa­ra aju­dar-nos a fa­zer par­te des­sa or­ga­ni­za­ção e es­pe­ra­mos ser acei­tes”, de­cla­rou o Pre­si­den­te, dan­do a co­nhe­cer igual­men­te que fo­ram abor­da­dos as­sun­tos li­ga­dos à co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral.

Os mi­nis­tros das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res dos dois paí­ses vão reu­nir pa­ra es­ta­be­le­cer as ba­ses da co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral e de cri­a­ção da co­mis­são mis­ta, pa­ra per­mi­tir a ce­le­bra­ção de acor­dos de in­te­res­se co­mum, dis­se.

De­pois do en­con­tro, Ma­nu­el Vi­cen­te dis­cur­sou na As­sem­bleia-Ge­ral, em re­pre­sen­ta­ção do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, por vol­ta das 22 ho­ras de An­go­la, 17 ho­ras em No­va Ior­que. Es­te foi o pon­to mais al­to da par­ti­ci­pa­ção de An­go­la na 71ª ses­são da As­sem­bleia-Ge­ral da ONU.

Ain­da on­tem, An­go­la or­ga­ni­zou um en­con­tro com os mi­nis­tros das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res e dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros da SADC pa­ra re­ver e adop­tar a es­tra­té­gia da cam­pa­nha de apoio à mi­nis­tra dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros e Co­o­pe­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal do Botswa­na, Pe­lo­no­mi Ven­son-Moi­toi, ao car­go de pre­si­den­te da Co­mis­são da União Afri­ca­na.

Os mi­nis­tros das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res e dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros da Co­mu­ni­da­de dos Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa (CPLP), blo­co de que An­go­la faz par­te, reu­ni­ram-se igual­men­te pa­ra ana­li­sar as re­la­ções eco­nó­mi­cas, po­lí­ti­cas e so­ci­ais en­tre os Es­ta­dos-mem­bros, a uti­li­za­ção da Lín­gua Por­tu­gue­sa nos fó­runs in­ter­na­ci­o­nais e a po­si­ção da or­ga­ni­za­ção nos de­ba­tes da As­sem­bleia-Ge­ral da ONU. A ini­ci­a­ti­va da reu­nião foi de Ti­morLes­te, que as­su­me a pre­si­dên­cia ro­ta­ti­va da or­ga­ni­za­ção re­gi­o­nal.

Um gru­po de seis mar­gi­nais ar­ma­dos as­sal­tou on­tem uma pas­te­la­ria lo­ca­li­za­da na rua To­más Vi­ei­ra da Cruz, no bair­ro da Vi­la Ali­ce, em Lu­an­da, es­ca­pan­do da acção po­li­ci­al. Se­gun­do re­la­tos de uma tra­ba­lha­do­ra, os me­li­an­tes sur­pre­en­de­ram os fun­ci­o­ná­ri­os da pas­te­la­ria por vol­ta das 9h00, quan­do se pre­pa­ra­vam pa­ra o aten­di­men­to ao pú­bli­co. Do lo­cal, os as­sal­tan­tes le­va­ram va­lo­res mo­ne­tá­ri­os não quan­ti­fi­ca­dos e bens pes­so­ais dos fun­ci­o­ná­ri­os.O por­ta-voz do Co­man­do Pro­vin­ci­al de Lu­an­da da Po­lí­cia, ins­pec­tor-che­fe Ma­teus Ro­dri­gues, ad­mi­tiu o fra­cas­so da ope­ra­ção po­li­ci­al e dis­se ter si­do um fal­so alar­me a in­for­ma­ção da per­ma­nên­cia dos mar­gi­nais nu­ma re­si­dên­cia ao la­do da pas­te­la­ria. Ma­teus Ro­dri­gues ga­ran­tiu, no en­tan­to, que as ví­ti­mas que se en­con­tra­vam no lo­cal do as­sal­to pas­sa­ram in­for­ma­ções im­por­tan­tes aos ór­gãos de In­ves­ti­ga­ção Cri­mi­nal com as quais es­tão a tra­ba­lhar.

DOMBELE BER­NAR­DO | NO­VA IOR­QUE

Pre­si­den­te das Co­mo­res (à di­rei­ta) pe­diu o apoio de An­go­la pa­ra en­trar na Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.