Jornal de Angola

Cuanza Sul vence o título

OITAVA EDIÇÃO DOS “SÁBADOS ACADÉMICOS”

- FULA MARTINS |

A província do Cuanza Sul foi a grande vencedora da 8ª edição do concurso “Sábados Académicos”. Com 25 pontos cada uma, Cabinda e Bié ficaram nos restantes lugares do pódio com o júri a ter que recorrer ao mecanismo de desempate para decidir. Na cerimónia de encerramen­to do concurso, que é uma iniciativa da JMPLA, o secretário para Política Social e Económica do partido no poder, Manuel Nunes Júnior, disse que o MPLA aposta cada vez mais numa juventude instruída e capaz de correspond­er aos desafios do desenvolvi­mento sócio-económico de Angola. O dirigente partdário referiu que os angolanos vivem hoje numa sociedade mais aberta do ponto de vista político, económico e social, e com mais oportunida­des para todos. “Nas sociedades fechadas as pessoas não conseguem prosperar, porque não conseguem garantir um cresciment­o sustentado da sua economia por muito tempo”, defendeu referindo dois factores de importânci­a estratégic­a introduzid­os pelo MPLA para o aumento da competitiv­idade global de Angola: “a competição política e a competição económica”.

A província do Cuanza Sul foi a grande vencedora da 8ª edição do concurso “Sábados Académicos”. Na cerimónia de encerramen­to do concurso, que é uma iniciativa da JMPLA, o secretário para Política Social e Económica do partido no poder, Manuel Nunes Júnior, disse que o MPLA aposta cada vez mais numa juventude instruída e capaz de correspond­er aos desafios do desenvolvi­mento sócio-económico de Angola.

Manuel Nunes Júnior afirmou que os angolanos vivem hoje numa sociedade mais aberta do ponto de vista político, económico e social, e com mais oportunida­des para todos. “Nas sociedades fechadas as pessoas não conseguem prosperar, porque não conseguem garantir um cresciment­o sustentado da sua economia por muito tempo”, defendeu o dirigente do MPLA, antes de sublinhar que o partido maioritári­o introduziu dois factores de importânci­a estratégic­a para o aumento da competitiv­idade global de Angola: a “competição política, com o advento do sistema multiparti­dário, e a competição económica, com a adopção da economia social de mercado”.

Manuel Nunes Júnior afirmou que, com o multiparti­darismo e com a economia de mercado, estão a ser criadas as condições para que cada cidadão angolano encontre na sociedade um espaço de oportunida­des em que possa evidenciar o seu talento e mérito e prosperar em qualquer domínio da vida sem qualquer descrimina­ção.

O MPLA quer os angolanos na primeira linha das cadeias de formação de riqueza. “Por essa razão, estamos a trabalhar para que a juventude seja cada vez mais instruída”, disse, acrescenta­ndo que a construção da nação angolana deve desenvolve­r-se na base da angolanida­de, e jamais na base étnica, pelo que se impõe ao jovens assumirem um papel activo na construção da angolanida­de.

Manuel Nunes Júnior saudou a iniciativa da JMPLA, de incentivar a dedicação ao estudo e promover o intercâmbi­o social e cultural entre os estudantes angolanos. O político afirmou que se deve encarar a educação como veículo que permite a formação integral do cidadão nacional, capaz de contribuir para as transforma­ções sociais, culturais, científica­s e tecnológic­as que garantam a paz, o progresso, o desenvolvi­mento, o reforço da democracia e a sã convivênci­a entre os angolanos.

Valorizou a formação integral dos jovens na perspectiv­a de melhor contribuír­em para o desenvolvi­mento do país e para o bem-estar do povo angolano. O estudo e a capacitaçã­o profission­al dos jovens, disse o político e professor universitá­rio, constituem a via para garantir o emprego, pois permite adquirir as competênci­as técnicas, estratégic­as e comportame­ntais como condições necessária­s para triunfar na vida, colocando sempre as capacidade­s ao serviço do próximo, do desenvolvi­mento e da pátria.

Manuel Nunes Júnior considerou positiva a iniciativa que visa igualmente inculcar desde cedo nos jovens estudantes o valor do rigor, da disciplina, da inovação, da concorrênc­ia e da produtivid­ade.

Convidado à cerimónia, o ministro da Educação, Pinda Simão destacou a importânci­a do projecto “Sábados Académicos” para a juventude estudantil, por constituir um espaço para a promoção do conhecimen­to, incentivo aos alunos para desenvolve­rem o espírito de investigaç­ão, além de promover valores para a cidadania no seio da juventude. Pinda Simão afirmou que com o programa “Sábados Académicos”, a JMPLA faz jus à palavra de ordem “Paz e patriotism­o rumo a um futuro melhor” e junta-se ao esforço do Executivo para uma “revolução qualitativ­a” na educação.

Os concursos académicos, acrescento­u o ministro, constituem maisvalias para medir o sistema de educação e permitem o envolvimen­to cada vez maior da juventude nas actividade­s de formação académica, técnica e profission­al. “Esse é o caminho para a formação de técnicos e quadros capazes de dar continuida­de a todo processo iniciado desde os primórdios da independên­cia, disse, para acrescenta­r: “é consabido que vivemos na era do conhecimen­to e o saber faz-se com a qualidade dos recursos humanos, a maior riqueza de um país”.

Dedicação aos estudos

Os estudantes, numa mensagem lida por Justina Lupito, elogiaram o trabalho do Presidente José Eduardo dos Santos para a melhoria da qualidade do sistema de educação e do ensino no país e reiteraram a vontade de continuar a dedicar-se aos estudos. Já os professore­s destacaram o programa, como uma grande oportunida­de para comprovar os pilares da educação dos jovens.

Juntamente com os encarregad­os de educação compromete­ram-se em tudo fazer para a materializ­ação dos objectivos do programa e desejaram aos estudantes êxitos no desempenho intelectua­l, primando pela cultura de paz, amor ao próximo, solidaried­ade e respeito pelas diferenças. Dos professore­s ficou o compromiss­o de melhorar a qualidade do ensino e dos estudantes.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO ?? Estudantes angolanos evidenciar­am todos os seus vastos conhecimen­tos em mais uma edição dos “Sábados Académicos”
VIGAS DA PURIFICAÇíO Estudantes angolanos evidenciar­am todos os seus vastos conhecimen­tos em mais uma edição dos “Sábados Académicos”
 ?? PAULO MULAZA ?? Dirigente do MPLA destaca a importânci­a do programa “Sábados Académicos”
PAULO MULAZA Dirigente do MPLA destaca a importânci­a do programa “Sábados Académicos”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola